Compartilhe



16/12/2016 15:46:02

UBL

UBL da CPLA receberá maquinário para secagem do leite nesta sexta-feira (16)

 A Unidade de beneficiamento do Leite da Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA) está próxima de entrar em operação. Nesta sexta-feira,16, parte do maquinário da secadora de leite em pó, encomendado à uma indústria de Porto Alegre/RS, será recebido em Batalha, na sede da unidade, com uma recepção especial de produtores, autoridades e instituições.  

O projeto, com a chegada do maquinário, registra um importante avanço e renova a esperança de colocar em funcionamento a “âncora”do setor leiteiro. “Teremos a primeira fábrica do Nordeste de Leite em pó, leite condesado, bebida lácteas e leite UHT em produção escoando excedente da agricultura familiar. A UBL poderá ajudar Nordeste a se equiparar  às grandes regiões produtoras”,  constatou o presidente da CPLA, Aldemar Monteiro.

 Para chegar à mão  dos produtores de leite da CPLA, os equipamentos foram adquiridos com recursos aprovados em emenadas parlamentares propostas pelos deputados Givaldo Carimbão e Francisco Tenório e liberados pela Codevasf, com  contrapartida firmada em convênio com governo do Estado e Seagri.

 Para o deputado Givaldo Carimbão, Alagoas dará um salto importante na economia e cadeia produtiva. “É um projeto inovador, de grande impacto para a produção nacional  e principalmente no Nordeste já que vai lançar a primeira fábrica de leite em pó em condição de exportação”,pontuou.

 

 De maior importância, segundo Carimbão, a UBL  deve  consolidar a retomada do setor leiteiro. “Com venda e destino certo da matéria-prima, o produtor ganha em maior produtividade e motivação para investir na qualidade do leite e  produção”.

 O secretário Alvaro Vasconcelos, tem acompanhado junto à CPLA os desdobramentos  do projeto, e  diz que vai trabalhar  com o governador Renan Filho para colocar em breve a fábria em operação. “É um projeto de total interesse do governo por se tratar de garantia de emprego e renda. Sem contar que estamos falando de um aparelho de posição estratégica para oferecer assistência, conhecimento técnico e, sobretudo,  melhorar a qualidade e quantidade do leite produzido”, declarou.

 O Projeto

Um projeto arrojado, com perspectivas reais de aumentar a renda do agricultor familiar em mais de 80%, ano após ano. Apoiado pelo governo do Estado, governo federal, Sebrae/AL e Ministério da Integração,a UBL nasceu para elevar a renda do pequeno produtor.

 Além do viés econômico para a cadeia produtiva do leite, o projeto da UBL insere Alagoas na rota dos polos industriais mais modernos do país, com equipamentos de última geração e tecnologia utilizada pelas multinacionais para processamento de 800 mil litros de leite/dia. Queijaria, iogurtes, leite condensado, sorvetes, bebidas lácteas fazem parte da linha de produção. A perspectiva da Cooperativa é que a UBL processe 800 mil litros de leite por dia.

 Assim que entrar em atividade, o volume excedente,hoje comercializado no mercado spot, será transformado, em Batalha, em leite ou soro de leite para atender os mercados regional, nacional e externo, incluindo cerca de 10 mil agricultores familiares. O que vai agregar valor, gerar emprego, melhorar a renda e a qualidade de vida do sertanejo e de toda sociedade alagoana.

CPLA - Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas
Av. Siqueira Campos, nº 1295, Prado - CEP 57010-001 - Maceió - Alagoas
Fone: (82) 3336-9300