Compartilhe



12/12/2016 15:50:48

AGRICULTURA FAMILIAR

CPLA debate compra da agricultura familiar com gestores do Sertão de AL

Dos 102 municípios, pouco menos de 20 prefeituras compram da agricultura familiar os itens da merenda escolar e abastecimento das instituições municipais. O fato contraria   a Lei  Lei 11.947  que determina que as instituições públicas  comprem no mínimo 30% dos itens da merenda escolar, via Programa Nacional de Aquisição de Alimentos (PNAE),  à agricultura familiar.

 O assunto foi novamente  colocado em discussão, na última terça-feira,6, pela Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA), durante encontro com gestores municipais do Sertão,  na Unidade de Beneficiamento de Leite (UBL), em Batalha. O encontro contou com o apoio do secretário de Agricultura, Alvaro Vasconcelos, além de representantes e prefeitos dos municípios de Piranhas, Delmiro Gouveia, Jacaré dos Homens, Olho D’Água do Casado e  Água Branca.

Pelo viés leiteiro, a equipe da CPLA esclareceu os impactos positivos com o cumprimento da Lei 11.947   e  contribuição direta para a sustentabilidade da atividade leiteira entre as famílias. “Faremos visitas e encontros itinerantes a fim de sensibilizar as prefeituras para adquirir o leite e produtor agrícolas do pequeno produtor. Trata-se de uma contribuição direta para manutenção do emprego e renda na agricultura familiar”,  declarou

A CPLA executou em 2016, segundo seu gerente comercial, Pedro Fernandes, um trabalho  diferenciado para expor às prefeituras a dimensão do PNAE e a respectiva compra de leite da agricultura familiar. “Assim como apresentamos os benefícios, esclarecemos dúvidas e apresentamos passo a passo para efetivação da aquisição direta aos agricultores,  também vamos levar nossa equipe às demais regiões para alavancar a compra ao pequeno”, completou. 

Como saldo da reunião, a CPLA obteve a sinalização de compromisso dos municípios em colocar no plano de governo dos próximos quatro anos a adesão ao PNAE e compra direta aos agricultores familiares do Sertão. Para o secretário de Agricultura de Piranhas, Antônio Nunes, a pasta se colocará à disposição dos agricultores e prentende cumprir a lei ainda em 2017. "Reconhecemos a importância de incentivar a produção no campo pelas famílias, que é sinônimo de emprego e renda. Iremos estudar a adoção para tentar colocar em prática as compras ainda no próximo ano", informou. 

 
CPLA - Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas
Av. Siqueira Campos, nº 1295, Prado - CEP 57010-001 - Maceió - Alagoas
Fone: (82) 3336-9300