Compartilhe



06/12/2016 14:26:57

REVITALIZAÇÃO DO SETOR

CPLA comemora aprovação da PLS 186  no Senado


Os pequenos produtores de leite poderão ganhar um novo fôlego e engatar uma fase de recuperação na atividade. Foi aprovado no Senado Federal o Projeto de Lei de número 186  de 2015, de autoria do senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB), que prevê o aumento no limite de venda de leite para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), autorizando o governo federal a comprar até 150  litros diários.


A medida chega como esperança de recuperação para os produtores de leite também de Alagoas, segundo a Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA), um das que possuem produtores atuantes no Programa do Leite pelo  PAA em Alagoas. “O atual limite de fornecimento, que é de 17 litros, inviabiliza economicamente o pequeno produtor. Ele consegue produzir, porém sem estímulo e qualquer perspectiva econômica de crescimento”, apontou o presidente da CPLA, Aldemar Monteiro.


Autor da  PL186/2015, o senador Cássio Cunha Lima, declarou por meio de sua assessoria, que a medida vai  garantir preço justo e ajudar na sustentabilidade  da pecuária leiteira. Segundo ele, a falta de incentivo tem gerado esvaziamento na produção. “É nítido o esvaziamento da produção leiteira e o principal motivo é a falta de incentivo para a produção e da falta de garantia de um preço mínimo que viabilize a cadeia produtiva do leite”, declara.


A PL 186/2015  passou pela apreciação da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado, na última quarta-feira,30, que possui o senador alagoano Benedito de Lira (PMBD)  como relator. A proposta segue para sanção presidencial.


Recuperação

Com cerca de  4 mil produtores, organizados em 92 associações de produtores de leite em todo estado, a CPLA enxerga na iniciativa do senador e ex-governador da Paraíba,  uma medida emergencial para salvar os pequenos produtores que se encontram, além de tudo, castigados pela seca no semiárido.  

 

“A PLS 186  chega num momento muito crítico da nossa atividade e precisa vingar para  descongelar o fornecimento de leite. O setor leiteiro já teve um considerável avanço na agricultura familiar nos últimos 10 anos e precisamos dar continuidade garantindo emprego e renda, mesmo num cenário de seca severa e economia instável”, acredita o presidente da CPLA, Aldemar Monteiro. 

CPLA - Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas
Av. Siqueira Campos, nº 1295, Prado - CEP 57010-001 - Maceió - Alagoas
Fone: (82) 3336-9300