Compartilhe



21/11/2016 15:10:49

IMPASSE

Produtores interrompem fornecimento do leite após série  de atrasos no Programa do Leite

Grupo de Major Izidoro manterá decisão de desligamento do Programa 

Um grupo de cerca de 50 produtores, de duas Associações de Major Izidoro, resolveram cruzar os braços e interromper o fornecimento do leite destinado ao Programa do Leite, repassados ao Laticínio Mont Rey. O fato, oficializado nesta segunda-feira,21, foi motivado pelo atraso recorrente dos pagamentos do Programa do Leite aos respectivos produtores por mais de duas quinzenas.  

De acordo com o produtor Rinaldo Soares, da Associação Escuta do Leite,  os seus 26 produtores associados já estavam há mais de 30 dias sem receber pelo leite fornecido.   “Para o pequeno produtor, é impossível produzir sem os pagamentos. A atividade se torna impraticável devido aos altos custos de insumos e os improvisos  que precisamos recorrer para continuar alimentando o gado”, lamenta o presidente da Associação.

Nos últimos dois meses, o  volume do litro de leite  repassado vinha despencando, segundo o diretor do Mont Rey, Antonio Lins. “O volume leiteiro estava defasado na região.  De quase mil litros coletados,anteriormente, por dia, passamos a receber cerca de 500 e hoje,no máximo,  o leite chega a 220 litros ao dia”,  comentou o diretor. 

Sem água, suprimentos para alimentação do gado leiteiro e por vezes falta de transporte para a atividade cotidiana, seu Rinaldo, que é produtor há 10 anos e fornece  ao Programa desde 2013, roga por  uma medida urgente. “Ninguém aguenta mais. Para o gado beber água, a gente improvisa com um pouco de um vizinho  e de outro produtor.  Encontramos dificuldades por todas as partes.Tudo requer dinheiro  para manter  nosso meio de sobrevivência e família”, alega Rinaldo. Segundo ele, o grupo manterá a decisão de desligamento do Programa.  

A Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA),  responsável pela associação perante ao Programa, já tomou conhecimento da decisão dos produtores e irá intervir junto à Secretaria de Agricultura e Governador Renan Filho para reverter  o impasse dos pagamentos. “Nossa equipe esteve com esse grupo de produtores e constatou a dificuldade de produção. Estaremos levando a questão ao secretário Alvaro Vasconcelos para trabalharmos pela liberação desses pagamentos”,  disse o presidente da Cooperativa, Aldemar Monteiro.  

CPLA - Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas
Av. Siqueira Campos, nº 1295, Prado - CEP 57010-001 - Maceió - Alagoas
Fone: (82) 3336-9300