Compartilhe



13/10/2016 13:44:40

ÂNCORA

UBL da CPLA é a âncora que o setor precisa

Um projeto arrojado, com perspectivas reais de aumentar a renda do agricultor familiar em mais de 80%, ano após ano. O sonho da Unidade de Beneficiamento do Leite (UBL) da Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA) está cada vez mais próximo de ser consolidado para o setor leiteiro em Alagoas.

Apoiado pelo governo do Estado, governo federal, Sebrae/AL e Ministério da INtegração, a UBL nasceu para elevar a renda do pequeno produtor, que, ao longo dos últimos anos, viu sua produção aumentar, melhorar em qualidade, mas não encontrava fábrica o suficiente para vender o litro de leite.

“Por anos, em parceria, investimos assistência, biotecnologia de reprodução e aquisição de animais. Porém, sentimos que se não houvesse uma âncora para absorver o excedente, em nada estaríamos contribuindo para manutenção da vida no campo”, apontou o presidente da CPLA, Aldemar Monteiro.

Segundo a previsão da CPLA, assim que o projeto de ampliação e reforma da Unidade de Beneficiamento de Leite da CPLA estiver em atividade, o volume excedente,hoje comercializado no mercado spot, será transformado, em Batalha, em leite ou soro de leite para atender os mercados regional, nacional e externo, incluindo cerca de 10 mil agricultores familiares. O que vai agregar valor, gerar emprego, melhorar a renda e a qualidade de vida do sertanejo e de toda sociedade alagoana.

“Com o projeto da UBL, o produtor cooperado passa a ser dono do seu próprio negócio, pois com comercialização garantida e maior valor agregado a produção interna fará com que todo investimento, crédito e assistência volte em forma de lucro ao pequeno produtor”, justifica. O presidente também faz questão enfatizar os retornos com a ativação da UBL: “o projeto de reabertura da fábrica em Batalha se transforma em importante vetor para a revitalização da cadeia produtiva do leite e derivados em Alagoas e será exemplo do potencial produtivo do semiárido brasileiro”, argumentou.

 O projeto atual ganhou forças quando, no início de 2015, a indústria de Laticínios  Sabe, de Sergipe, que recolhia praticamente 60% da produção alagoana, deixou de uma hora para outra de coletar o leite e instaurou uma grave crise no setor. Até hoje não se sabe em números o quanto de prejuízo o episódio causou aos agricultores familiares.

Tecnologia de ponta

Além do viés econômico para a cadeia produtiva do leite, o projeto da UBL insere Alagoas na rota dos polos industriais mais modernos do país, com equipamentos de última geração e tecnologia utilizada pelas multinacionais para processamento de 800 mil litros de leite/dia. Queijaria, iogurtes, leite condensado, sorvetes, bebidas lácteas fazem parte da linha de produção. A UBL ainda vai trazer para Alagoas a primeira indústria de leite em pó do Nordeste e a instalação da planta especial de secagem do soro do leite.

“Precisamos aproveitar nossa vocação para produção de leite no Estado. Pensamos nesse projeto para que a cadeia produtiva voltasse a crescer e nos tornarmos competitivos”, refletiu Aldemar.

As instalações da UBL vêm ganhando  equipamentos, adquiridos com recursos aprovados em emendas parlamentares de autoria do deputado Givaldo Carimbão, liberados pela Codevasf, e convênio entre governo do Estado e Secretaria de Agricultura. Todo panorama de mercado e meta de crescimento para os próximos 20 anos segue traçado no planejamento da UBL.

Neste semestre, foi registrado avanço  na produção dos equipamentos, da planta secadora de leite em pó e parte estrutural da unidade, que está sendo finalizado pela  Global Lat, do Rio Grande do Sul. Na próxima semana, do dia 11 ao dia 13, a CPLA e  o secretário de Agricultura, Álvaro Vasconcelos, recebem engenheiros da Globo Lat, na UBL, em Batalha, para os ajustes finais do maquinário e definição toda planta da fábrica.

 Até novembro deste ano, a cooperativa estará entregando ao governo do estado o plano de negócio da UBL, com todas as metas produtivas e retornos econômicos para o Estado.  A expectativa é que até o fim do primeiro semestre de 2017, a indústria  da CPLA comece a operar em Batalha. 

 
 
 
CPLA - Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas
Av. Siqueira Campos, nº 1295, Prado - CEP 57010-001 - Maceió - Alagoas
Fone: (82) 3336-9300