Compartilhe



13/09/2016 18:55:45

Programa do Leite

Programa do Leite: CPLA vive esperança de renovação do programa

Grupo gestor do programa terá encontro em São Luís/MA  para discutir perspectivas para 2016 e 2017

O ano de 2016 não tem sido fácil  para os pequenos produtores que dependem do Programa do Leite para sobreviver. Além da recorrente ausência de políticas de irrigação e alta nos preços dos insumos, o produtores encontraram outro adversário esse ano: os atrasos nos pagamentos.

Os esforços precisaram ser redobrados para domar a “crise” encadeada pelo cenário econômico e político do país, que acabaram refletindo diretamente na retenção dos recursos. Nos últimos meses, beneficiários deixaram de receber o leite, produtores abandonaram  cooperativas,  e até precisaram escolher um ou dois gados  para se desafazer na tentativa de compensar a falta do dinheiro do programa.

Mesmo diante de um cenário pessimistas, a Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA), que atende mais de 2  mil produtores, prefere creditar o momento com o título de recuperação. “Conseguimos ao lado do governador trazer o ministro do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA) para mais perto da nossa realidade e criamos uma agenda positiva para compreensão da gravidade do nosso problemas”, disse Aldemar, presidente da CPLA.

O efeito da série de encontros com Osmar Terra e a equipe do MDS parece ter surtido seus primeiros efeitos. De 14 a 16 de setembro,  coordenadores do Programa do Leite dos Estados foram convocados pelo MDSA para a Oficina-Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) Leite, em São Luís/MA.

No encontro, o Grupo Gestor do Programa do PAA, do MDSA e Secretaria Nacional de Segurança Alimentar (Sesan) irá conhecer de perto a realidade do Programa do Leite em cada estado e com visitas in loco nos municípios do Maranhão.

Os coordenadores estaduais farão apresentação da atual situação dos programas no local. Na oportunidade, também será discutido o aumento do preço, aumento de captação para 40 litros por produtor, além das novas diretrizes do Programa e apresentação da nova identidade da embalagem do leite entregue aos beneficiários.

Também serão avaliados a assinatura dos contratos de 2016, 2017  e 2018 e ajustes de aditivos ao convênio.

Paciência

A CPLA e seus beneficiários aguardam com ansiedade por efeitos positivos como resultado da Oficina Nacional. De esperança renovada, Monteiro e os cooperados da CPLA, esperam que o programe entre em uma nova fase e devolva a estabilidade e a fonte de alimento aos produtores e beneficiários.

“Estamos confiantes de que o programa vai  ser retomado e os vencimentos voltarão a ser pagos. Aos produtores, pedimos mais um pouco de paciência e tranquilidade para superar esse momento de dificuldade”, pediu o líder da CPLA. 

 
CPLA - Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas
Av. Siqueira Campos, nº 1295, Prado - CEP 57010-001 - Maceió - Alagoas
Fone: (82) 3336-9300