Compartilhe



14/07/2011

Empresários, produtores participam de Feira Internacional de Laticínios

Cerca de vinte empresários do setor leiteiro do Estado estão participando desde a última segunda-feira, dia 11, do 28º Congresso Nacional de Laticínio, realizado em Juiz de Fora (MG), e de mais dois eventos simultâneos: a Exposição de Máquinas, Equipamentos e Insumos do Meio Laticinistas (Expomaq) e a Exposição de Produtos Lácteos (Expolaq). O grupo faz parte da caravana do Sebrae/Alagoas que proporciona a interação entre os mercados.

O corpo diretivo da Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA) foi pela segunda vez ao evento e está impressionado com os avanços tecnológicos e as experiências divulgadas nesta edição. Para Fernando Medeiros, diretor secretário da CPLA e pequeno laticinista, a união entre setor privado e o governo estadual de Minas Gerais em prol do desenvolvimento da cadeia leiteira deve ser copiado pelos estados do Nordeste.

“Vimos uma organização impressionante. Percebemos que Alagoas e outros estados do Nordeste precisam de mais apoio financeiro do governo para o desenvolvimento do setor, o desenvolvimento tecnológico é surpreendente e sozinho o empresário não conseguirá um crescimento coletivo”, destacou Medeiros.

O presidente da CPLA, Aldemar Monteiro, destacou a parceria incondicional do Sebrae no desenvolvimento da cadeia produtiva do leite em Alagoas. “O leite é o produto mais democrático que existe. Todos os municípios de Minas produzem leite e Alagoas também pode fazer isso. O produtor tem essa vocação e o Sebrae aposta em nós. A oportunidade de está compartilhando a nossa experiência  com outros estados e conhecendo a realidade de outras regiões é imensurável” , frisou.

No ano passado o grupo alagoano que foi ao maior evento de laticínio do país adquiriu em embalagens, máquinas, equipamentos e novos produtos cerca de R$ 200 mil. Marcos Fontes, analista do Sebrae Alagoas, reforçou que esse é um momento ímpar para o setor alagoano. “Estamos incentivando a competitividade da pequena empresa alagoana. Aqui há troca de experiências entre associações, como é o caso da CPLA, e a oportunidade de adquirir conhecimento”, disse.

 A Expomaq e a Expolaq movimentaram em 2010 R$ 140 milhões em negócios. O evento reúne 122 empresas em 296 estandes.  


CPLA - Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas
Av. Siqueira Campos, nº 1295, Prado - CEP 57010-001 - Maceió - Alagoas
Fone: (82) 3336-9300