Compartilhe



20/07/2016 12:39:23

DIA DE CAMPO

CPLA e Sebrae realizarão Dia de Campo em Palmeira dos Índios

Encontro vai cadastrar novos produtores no programa de transferência de embriões e  Balde Cheio

 

Renovando seu compromisso em levar alternativas produtivas ao agricultor familiar, a Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA) em parceria com o SEBRAE/AL, realiza, na próxima sexta-feira,22, um Dia de Campo para apresentar a metodologia Balde Cheio e o projeto de transferência de embriões da In Vitro. O encontro será no auditório do DNOCS, em Palmeira do Índios, às 9h.

 A nova sistemática dos programas para o segundo semestre será detalhado aos produtores interessados em ingressar no programa na próxima temporada. Associados da Zona da Mata, Baixo São Francisco e Alto Sertão foram convocados para comparecer ao encontro.

 “Estamos tratando de dois projetos de sucesso, que reforçam o aprimoramento genético e trabalham a importância de uma gestão bem conduzida na propriedade leiteira. É mais um  oportunidade imperdível que o produtor da CPLA terá para melhorar sua renda e obter mais produtividade com baixo custo", enfatizou o líder da CPLA, Aldemar Monteiro. 

 Na oportunidade, serão realizados cadastros de novos produtores, tanto para o recebimento de embriões quanto para o acompanhamento da metodologia Balde Cheio. Os produtores de leite precisam levar seus documentos pessoais, comprovantes de residência  e DAP, com suas respectivas cópias.

Toda equipe da cooperativa estará à disposição durante do Dia de Campo para esclarecimento de dúvidas. Além do Sebrae/AL, a Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri) é parceira na realização da ação.

Programação

A equipe técnica da CPLA preparou diversas atividades teóricas e práticas para melhor apresentar a  dinâmica dos dois programas.

Com palestras e demonstrações, os produtores poderão entender mais sobre como melhorar geneticamente sua produção, técnicas de inseminação, sistema de parto das fêmeas e os benefícios da assistência técnica fornecida pelos profissionais do Balde Cheio.

 

 Balde Cheio

 Sobre metodologia Balde Cheio, o diretor técnico do Sebrae/AL, Ronaldo de Morais, confirma que os produtores de leite da CPLA tem alcançando a meta de implantar gestão  baseada em números: “normalmente o produtor rural não tem a filosofia de avaliar o desempenho de sua produção pelos números e o programa intensifica justamente a sustentabilidade da atividade leiteira por meio de acompanhamento técnico, buscando  traduzir os resultados financeiros estipulados por suas metas”,  disse.

O acompanhamento da equipe vai além do manejo do rebanho: “são instituídas metas para saber quanto se quer ganhar, produzir, alçar custo e avaliação da área para produzir alimentação. São implantadas  planilhas que ensinam aos produtores a fazerem as anotações e, mensalmente, vão discutindo o acompanhamento desse números para  tomada de  decisões de acordo com o desempenho”, completou Ronaldo.

A CPLA é parceira do Sebrae/AL no desenvolvimento do Balde Cheio em Alagoas. O Programa possui mecanismo de subsídios em 60% do Sebrae PEC e há mais de 6 anos tem contribuído diretamente pra transformação e inclusão produtiva do pequenos produto no mercado de forma competitiva.

CPLA - Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas
Av. Siqueira Campos, nº 1295, Prado - CEP 57010-001 - Maceió - Alagoas
Fone: (82) 3336-9300