Compartilhe



01/07/2016 09:19:35

PRESTAÇÃO DE CONTAS

Cooperados aprovam contas da CPLA

Cooperativa precisou realizar reajuste para evitar caos financeiro

 

Recomendado e aprovado pelo Conselho Fiscal, o relatório de prestação de contas da Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA) foi apresentado, durante Assembleia Ordinária, nesta quinta-feira,30, aos produtores cooperados da instituição.

O documento, avalizado pelo auditor independente, Daniel Salgueiro, da Controle Auditoria, foi aprovado por unanimidade pelos produtores. O relatório detalhou os investimentos e receitas referente a 2015, analisado até 31 de dezembro passado.

A gestão do presidente Aldemar Monteiro também divulgou as dificuldades e as perdas financeiras devido ao contexto de instabilidade econômica que envolve o mercado do leite nacional agravado  com a saída de produtores e laticínios, além do déficit  orçamentário do Programa do Leite que passou por corte de recursos.

“Tivemos que passar por um reajuste  para evitar que o caos financeiro se instaurasse na cooperativa. Contabilizamos números negativados, mas não deixamos de cumprir com a prestação de serviços,obrigações trabalhistas, despesas operacionais, tributárias e pessoais”, esclareceu.

Os produtores tiveram acesso a todas as informações financeiras publicadas na prestação de contas e avaliaram item por item. Apesar do momento financeiro delicado, o produtor Ronilson Souza, de Igreja Nova, aprovou a transparência da gestão: “essa crise também reflete diretamente no pasto para criar o gado. Os custos estão alto e muitos produtores deram um tempo na atividade. Apesar disso, daremos nosso apoio a CPLA pela transparência com o produtor”, alegou.

Proposta orçamentária

Para o segundo semestre deste ano, o plano da direção executiva da CPLA é apresentar proposta orçamentária para concretização no calendário do próximo ano. Uma Assembleia Extraordinária deverá ser convocada para debater o assunto. 

O auditor Daniel Salgueiro, será um dos orientadores do processo de execução da proposta. “Nesse momento de crise, a cooperativa teve que ser criativa para se adaptar as ordens do mercado e manter o produtor no campo empregado. Voltaremos esse semestre para viabilizar financeiramente os projetos da cooperativa para sua concretização integral no próximo ano”, incluiu Salgueiro. 

 
CPLA - Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas
Av. Siqueira Campos, nº 1295, Prado - CEP 57010-001 - Maceió - Alagoas
Fone: (82) 3336-9300