Compartilhe



20/06/2016 16:55:23

AGRICULTURA FAMILIAR

Sêmens doados a produtores da CPLA impulsionam  qualidade do leite da agricultura familiar 

Agricultores de três municípios foram beneficiados com 200 doses 

Produtores de leite dos municípios Batalha, Igreja Nova e Jacaré dos Homens, cooperados da CPLA, receberam nesta quinta-feira,16, 200 doses de sêmen doadas pela Secretaria de Estado da Agricultura. 

De acordo com o diretor técnico da CPLA, Gustavo Ramos, a ação tem o objetivo de impulsionar o volume produtivo do leite com maior rendimento e qualidade. “A CPLA continua seu trabalho de fomento ao aumento da produção de leite entre os agricultores familiares. Por meio da iniciativa, desde 2015, conseguimos promover melhoramento genético e gerar ganho maior sobre o rendimento do rebanho”, ressaltou Gustavo, que monitorou a distribuição entre as associações.

O processo de doação de sêmen aos pequenos produtores é precedido por uma etapa preparatório  que capacita um produtor de cada associação com o curso de ‘inseminador’. “Por um mês inteiro, o produtor recebe instruções teóricas e práticas para o manuseio de equipamentos e detalhes de como funciona  aparelho reprodutivo da fêmea”, incluiu.

Com momentos de prática e simulações, o inseminador capacitado pela Seagri irá exercer sua função, executando o processo de inseminação em todos os animais das associaçõe beneficiados pela doação de sêmens.

Até o fim deste mês de junho,  Seagri e CPLA irão definir nova data de início de uma nova turma para o curso para formação de inseminadores das associações cooperadas a CPLA. 

 
CPLA - Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas
Av. Siqueira Campos, nº 1295, Prado - CEP 57010-001 - Maceió - Alagoas
Fone: (82) 3336-9300