Compartilhe



09/06/2016 17:33:03

UBL

CPLA aplica questionário para estudo de viabilidade econômica e financeira da UBL

Pesquisadores percorrerão todas as regiões do Estado a partir da próxima segunda (13)

 

A Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA) deu início nesta quarta-feira,8, a primeira etapa do Estudo de Viabilidade Econômica e Financeiro da Unidade de Beneficiamento de Leite (UBL) com a validação de um questionário de pesquisa a ser aplicado junto aos produtores de leite de Alagoas. Cinco pesquisadores percorrerão as associações de produtores de todo estado a partir da próxima segunda-feira, 13.

A proposta da CPLA é, no primeiro momento,  realizar um levantamento para formar um banco de dados sobre a cadeia produtiva, suas perspectivas e  realidade, além da coleta de  informações sobre a qualidade do leite e principais anseios do agricultor familiar com relação a ativação da âncora UBL.

A economista Lívia Catão, responsável pelo estudo, explica que o processo terá retorno positivo para o reconhecimento do impacto positivo a ser gerado pelo projeto da CPLA. “Existem inúmeras hipóteses no processo de validação de um projeto e a CPLA deseja apresentar ao mercado e as instituições parceiras uma análise profunda da indústria, mostrando, financeiramente, a relevância do investimento que está fazendo, geração de receita e impactos na produção do agricultor familiar”, salientou Lívia.

Estratégia

Após conhecer a realidade do produtor de leite de Alagoas, o processo avança para construção de um relatório estatístico para análise dos potenciais e déficits do cenário local: “o próximo passo é estudar as fases do projeto da UBL, detalhar seus investimento, mix de produtos e mercado local, para então definirmos a estratégia, marketing financeiro e organizacional de toda cadeia desde a produção de alimentos até o consumidor final”, frisou a economista.

Segundo o presidente da CPLA, Aldemar Monteiro, seguindo a lógica de mercado, o projeto ganhará mais possibilidades assertivas para sua concretização. “Estaremos contando com o aparato obrigatório das ciências econômicas para comprovar a viabilidade financeira do projeto da UBL. Contaremos com esse estudo  comprobatório para legitimar a expertise nosso projeto”, chamou atenção o presidente da CPLA.

A construção do estudo de viabilidade econômica do projeto da CPLA  possui o financiamento do Sebrae/AL, Federação das Indústria do Estado de Alagoas (Fiea-AL) e Sindicato das Indústrias de Laticínios do Estado de Alagoas (Sileal). 

 
CPLA - Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas
Av. Siqueira Campos, nº 1295, Prado - CEP 57010-001 - Maceió - Alagoas
Fone: (82) 3336-9300