Compartilhe



26/04/2016 16:08:41

ENGAJAMENTO


 

CPLA recebe apoio de movimentos sociais  pela sustentabilidade do Programa do Leite

Associações de moradores,beneficiários, produtores, laticinistas e instituições da agricultura familiar se engajaram na luta pela manutenção do Programa em AL

Principal fonte de renda para o pequeno produtor de leite, de perfil agrícola familiar, a sustentabilidade do Programa do Leite, apesar do apoio de autoridades e governo do Estado,  ainda preocupa produtores e beneficiários que dependem do fornecimento do leite pelo Estado. Na última segunda-feira,26, a diretoria Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA) reuniu líderes de associações de produtores, associações comunitárias e  laticinistas para fortalecer o movimento pela continuidade orgância do Programa. 

O encontro foi pautado pela necessidade de união de forças para fortalecer o ciclo produtivo do programa nos próximos dois anos. “O governo tem apoiado totalmente e se demonstrado sensível à causa, mas é preciso garantir a continuidade do programa e , sobretudo, o envio de recurso  via governo federal, que é uma das nossas grandes dificuldades no aporte desse recurso”, reconheceu  Aldemar Monteiro, presidente da CPLA.

O produtor  Cícero Leite, se manifestou em apoio a CPLA em defesa plena do Programa em Alagoas: “é preciso entender a força desse programa na produção de leite em Alagoas. Muitas famílias no campo depositam suas esperanças para se manter no campo na assiduidade e certeza do pagamento do programa. Estamos com a CPLA nessa luta pelo programa”, disse o experiente Cícero Leite, um dos mais emblemáticos e veteranos  produtores da CPLA.

Representando o Sileal, Arthur Vasconcelos, falou em nome do segmento industrial que é responsável pelo processamento do leite vindo in natura do campo. “O programa possui papel fundamental na cadeia,moldando o preço e atendendo ao beneficiário. O modelo de gestão do cooperativismo tem distribuído bem a dinâmica do  e atendido aos anseios do produtores, isso é bom por recebermos leite da agricultura familiar com padrão de qualidade. A mobilização é válida para mensurar a universalidade do Programa”, alertou Vasconcelos.

Permanência

Com o aporte de recursos aprovados do contigente do Fundo de Combate a Pobreza (Fecoep), o governador Renan Filho e o secretário de Estado da Agricultura, Álvaro Vasconcelos, anunciaram a aprovação de recursos, na ordem de R$ 12 milhões que irá suprir os vencimentos até dezembro deste ano, mantendo as 80 mil famílias classificadas em situação de risco alimentar.  A confirmação do Programa foi anunciada  na última sexta-feira,22.

A CPLA está preparando um  grande encontro de produtores de leite, laticínios, beneficiários e movimentos sociais para agradecer a ação do governador Renan Filho, no próximo dia 31 de maio, em Arapiraca. Na oportunidade, será realizada exposição dos impactos da produção leiteira, Programa do Leite e futura Unidade de Beneficiamento do Leite (UBL) na economia alagoana. 

 
CPLA - Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas
Av. Siqueira Campos, nº 1295, Prado - CEP 57010-001 - Maceió - Alagoas
Fone: (82) 3336-9300