Compartilhe



29/03/2016 13:00:18

PROGRAMA DO LEITE

Atrasos no repasse de recursos do Programa do Leite preocupam produtores da CPLA

Entre os produtores de leite vinculados à Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA)  o clima de preocupação predomina nas reuniões das associações que participam do Programa do Leite. O motivo é o atraso no repasse dos recursos do Programa por parte do governo federal e incertezas que habitam sua continuidade no Estado.

Os agricultores familiares reclamam que estão há dois meses fornecendo o leite sem receber o pagamento por parte do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). Sem alternativas, os produtores se dizem desgastados com a situação: “estamos travando um verdadeira batalha para manter nosso trabalho digno, contendo gastos e  ao mesmo tempo trabalhando sem remuneração certa”, disparou o produtor Joecyr Severino, presidente da Associação dos Produtores de Leite de Ouro Branco.

A associação de Joecyr é composta por 60 agricultores e possui uma produção quinzenal de 30 mil litros de leite. Toda demanda, segundo ele, vive da logística do Programa do Leite. “Chegamos ao nosso limite. A situação dos produtores beira a gravidade. A única saída que vejo é manter a esperança da abertura da  fábrica da CPLA”, cogitou.

 A diretoria da CPLA também demonstra alto grau de preocupação pela falta de liberação dos recursos e até mesmo no futuro  do Programa. “Estamos trabalhando junto ao governo para regulariza a situação e  garantir a continuidade do programa para que o produtor não seja vencido pela dificuldade e desista da atividade leiteira”, informou Aldemar Monteiro, presidente da Cooperativa.

Aldemar ainda comunica que a cooperativa, uma das instituições responsáveis no estado junto com a Secretaria de Agricultura e Coopaz  pela gestão do programa, ainda não tem expectativa de normalização dos vencimentos. "Precisamos de uma solução rápida", finalizou. A cooperativa pretende recorrer  ao governador Renan Filho para levar a demanda à equipe do MDS, em Brasília/DF.

CPLA - Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas
Av. Siqueira Campos, nº 1295, Prado - CEP 57010-001 - Maceió - Alagoas
Fone: (82) 3336-9300