Compartilhe



10/06/2011

Produtores da CPLA participam de seminário da cadeia produtiva

Dezenas de representantes das associações ligadas a Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA) participaram dos cursos e palestras promovidas durante o IX Encontro Nordestino do Setor de Leite e Derivados (Enel) em Alagoas. A palestra do especialista do setor produtivo da Embrapa Pecuária Sudeste, Artur Chinelo, foi a mais concorrida. Além dos produtores, o deputado federal por Alagoas Joaquim Beltrão, acompanhou a apresentação.

Com vários recursos empregados no desenvolvimento da agricultura familiar o parlamentar também fez questão de levar agricultores do alto e médio Sertão para o evento. “Momentos como esses servem para nos manter atualizados e atentos para o que está acontecendo. O desenvolvimento do pequeno produtor é o desenvolvimento de toda a cadeia produtiva”, destacou Beltrão.  

Seguindo a mesma linha de pensamento o presidente da CPLA, Aldemar Monteiro, reforçou parcerias com agricultores que lutam para se manter no campo. Em Girau do Ponciano a Secretaria Municipal de Agricultura e as 24 associações estão iniciando um trabalho de reconstrução da cadeia produtiva.

“Os municípios de Girau e Traipu estão aguardando a chegada de tanques de resfriamento, que virão através da parceria com o governo do estado, para começar a comercializar seus produtos junto a cooperativa. Isso representa mais dinheiro no bolso do produtor e qualidade de vida”, reforçou Monteiro.

Tanto em Girau do Ponciado como em Traipu os atravessadores adquiriam o leite por R$ 0,50 em média o litro, com a parceria da CPLA esse valor vai ficar em mais de R$ 0,70 o litro do leite. “Temos a consciência hoje que só com união podemos melhorar a realidade do nosso município. Vivo do leite desde que nasci e hoje tenho a esperança de ter uma vida melhor. Estamos aguardando a chegada desse material com muita alegria”, declarou Dimas Silvestre, presidente da Associação Sítio Cafundó, em Girau do Ponciano.

CPLA - Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas
Av. Siqueira Campos, nº 1295, Prado - CEP 57010-001 - Maceió - Alagoas
Fone: (82) 3336-9300