Compartilhe



28/01/2016 13:52:56

TORNEIO

Produtores desejam bater meta de 15kg de  leite no Torneio de Lajes do Caldeirão 

Com um grupo de 22 produtores e uma média de 400 litros de leite diário, os produtores da Associação dos Produtores de Leite do Povoado Lajes do Caldeirão, em Palmeira dos Índios, decidiram há um ano fundar a associação e trabalhar em conjunto na produção e concentração láctea nos tanques de armazenamento.

 

O bom rendimento do grupo aliado ao incentivo técnico prestado pela CPLA resultou na decisão de realizar o primeiro Torneio Leiteiro. Com apoio da prefeitura e governo do Estado, os produtores conseguiram tocar o projeto da competição e iniciaram nesta quarta-feira, 27, a competição. A competição terá 5 ordenhas e os vencedores serão premiados com  troféus, televisor,  balde de 50 litros de leite e uma caneca de captação de leite.

A tradicional competição, por muitas vezes, de acordo com o técnico da CPLA, Adriano Santos, serve como marco inicial para turbinar a produção leiteira da comunidade. “A associação tem apenas um ano, mas os produtores são experientes o suficiente para comercializar seu leite para a indústria”.

E foi isso que motivou o grupo a realizar a competição: “Sabemos que em Palmeira tem a maior indústria de leite do estado, a Valedourado. Então nada mais interessante do que iniciar um trabalho de valorização da produção local, com qualidade e demanda regular”, lembrou o técnico.

O concurso conta com a participação de nove produtores e nove fêmeas. A quantidade estimada de leite na pesagem final  foi estipulada  para atingir a  faixa de 15kg. Em 2017, o objetivo é chegar a 25kg. A última ordenha e divulgação do resultado final acontecem no sábado (30), às 19h. Todo trabalho de esgoto e ordenha acontece sob fiscalização e julgamento de uma equipe de veterinário, engenheiro agrônomo e zootecnista. 

Produtividade

Além da equipe técnica, o presidente da CPLA, Aldemar Monteiro, faz questão de prestigiar o bom momento da comunidade leiteira do povoado. “A gente fica feliz em ver o produtor empenhado em querer superar seus índices de captação de leite. Esse momento é importantíssimo para pensar em melhorar investimento em manejo, alimentação e reprodução para que lá na frente o animal dê a resposta desejada”, avaliou. 

Visita

Nesta quinta-feira, 28, os produtores receberam o gerente do Banco do Brasil, unidade Palmeira do Índios,  Josiedson Santos. Na oportunidade, o gerente conheceu as instalações da associação e o tanque de resfriamento utilizado na conserva do leite. Os produtores também aproveitaram o momento para tratar de parcerias e programas de crédito. 

CPLA - Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas
Av. Siqueira Campos, nº 1295, Prado - CEP 57010-001 - Maceió - Alagoas
Fone: (82) 3336-9300