Compartilhe



22/01/2016 12:56:39

TECNOLOGIA

Projeto Central de Recria de Bezerras da CPLA é apresentado na Sudene

Mesmo melhorando a alimentação do bovino leiteiro por meio de pastagens bem manejadas e compostos concentrados, para potencializar a produção de leite é preciso, cada vez mais, investir em acompanhamento genético. Esse sonho antigo, entre muitos pequenos produtores, está prestes a ser realizado com o Projeto do Centro Tecnológico Central de Recria de Bezerras da CPLA.

 Em fase de elaboração, o projeto foi apresentado na última terça-feira,19, em Recife/PE, ao  dirigente da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), João Paulo Lima e Silva, além dos coordenadores George Meireles e Sergio Alencar. O formato da Central de Novilhas será anexado ao projeto da Unidade de Beneficiamento do Leite (UBL), em Batalha. A central deverá abrigar suas instalações no Parque de Exposições de Batalha, com capacidade para atender mais de 80 animais. 

A proposta do projeto é receber bezerras em fase de recria com objetivos de monitorar ganho de peso, eficiência reprodutiva, desempenho de precocidade e estimular a produção de leite por meio de melhoramento genético. A equipe técnica irá acompanhar todo processo de entrada das bezerras, seus exames iniciais, fase de inseminação e reprodução.

Na lactação, Aldemar Monteiro, presidente da CPLA, explica que as fêmeas retornam às propriedades de seus donos: “assim que tiver início o período de lactação, o produtor terá  seu animal de volta para devida coleta do leite. A expectativa é que na primeira lactação os resultados melhoradores sejam vistos”, ressalta.

Mais leite na coleta

Com mais leite no balde e no estoque, o pequeno produtor deverá se posicionar com mais competitividade perante o mercado, segundo o presidente. “Buscamos sempre o caminho produtivo para incrementar a rentabilidade do agricultor familiar. Com trabalhos parecidos com esse, detectamos, que apesar da tecnologia do melhoramento genético, o fator alimentação ainda pesava no cotidiano dos produtores. Ou seja, para manter os animais, é preciso um quadro nutricional avançado à altura do investimeto", comparou.

Em parceria com o Sebrae/AL, a CPLA irá formatar o modelo estrutural da Central, mapeando as necessidades assistenciais a serem oferecidas aos produtores. A cooperativa retoma o diálogo com os gestores da Sudene, dentro de 15 dias, para aporte de  recursos junto a instituições financeiras como Banco do Nordeste (BNB) e BNEDS. 

CPLA - Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas
Av. Siqueira Campos, nº 1295, Prado - CEP 57010-001 - Maceió - Alagoas
Fone: (82) 3336-9300