Compartilhe



16/12/2015 11:42:29

COMPRAS INSTITUCIONAIS

CPLA apresenta projeto da UBL em Workshop de Compras Governamentais da Agricultura

Com objetivo de sensibilizar os gestores dos municípios e equipes de nutrição de escolas públicas, da capital e do interior alagoano,  a CPLA apresentou seu Projeto da Unidade de Beneficiamento do Leite (UBL), em Batalha, durante o Workshop de Compras Governamentais da Agricultura. O evento,  promovido pelo Sindicato dos Secretários da Agricultura de Alagoas, aconteceu nesta terça-feira,15, na Federação da Agricultura e Pecuária de Alagoas (Faeal). 
 
O encontro reforçou a importância de fazer valer, entre as gestões municipais, a Lei Nº 11.947, que prevê  que 30% dos produtos que compõem o cardápio da merenda escolar sejam oriundos da agricultura familiar. Segundo o gerente de relações comerciais da CPLA, Pedro Fernando, algumas equipes  ainda desconhecem tal regimento e a agricultura familiar perde em valorização e vendas: "Hoje já temos algumas parcerias com escolas, fornecemos queijos até já fatiados, mas o processo de inclusão dos produtos da agricultura familiar ainda caminha em marcha lenta", observou. 
 
Além do projeto da UBL, cooperativas de produção agrícola familiar tiveram espaço para mostrar seu índices de produção e os ganhos que poderiam ser somados com suas inserções em modalidades como Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). 
 
Renda 
Com a possibilidade real de incremento de renda ao atender as demandas alimentícias dos municípios, a CPLA, segundo Aldemar Monteiro, vai continuar reforçando, junto às secretarias de agricultura, a compra institucional. "O agricultor familiar possui terra e mão-de-obra familiar para explorar de forma diversificada sua cultura, então, quanto mais diversa ela for,mais teremos  renda e mercado", enfatizou. 
 
Uma outra preocupação da cooperativa é contribuir para ascensão produtiva do homem do campo por meio do funcionamento da UBL: "Vamos incluir mais de 10 mil famílias em nosso projeto, podendo elevar a renda para quase R$3 mil, o que vai fazer surgir uma nova classe média no sertão", finalizou o presidente. 
CPLA - Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas
Av. Siqueira Campos, nº 1295, Prado - CEP 57010-001 - Maceió - Alagoas
Fone: (82) 3336-9300