Compartilhe



26/11/2015 14:33:04

DEMANDA LEITEIRA

CPLA e Unicafes pedem regularização de laticínios da agricultura familiar, em Brasília/AL 
 
Em diverso municípios alagoanos a situação dos laticínios da agricultura alagoana é delicada devido a ausência de regularização por meio de parâmetros que auxiliem, estruturalmente,   o pequeno produtor a industrializar  derivados lácteos de acordo com normas de higienização exigidas.

 Para tratar dessa demanda e livrar o agricultor de futuros prejuízos financeiros, representantes da Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA) e União das Cooperativas e Economia Solidária (Unicafes)  participam em Brasília/DF, na tarde desta quarta-feira,25, de uma audiência com a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Kátia Abreu. 
 
Antes do encontro com a ministra, pela manhã, os líderes das duas entidades foram recebidos pelo assessor da presidência  do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Francisco José Couceiro de Oliveira.  O encontro, de acordo com o presidente da CPLA, Aldemar Monteiro, foi pautado pelo viés de fortalecimento da cooperativas da agricultura familiar do Estado. 
 
"As cooperativas unidas lutam pelo interesse da inclusão produtiva das milhares  famílias que sobrevivem da agricultura. Deixamos claro que nossa busca por apoio é por uma  atividade sustentável, com perspectivas de desenvolvimento sócio-econômico dessas famílias", refletiu Monteiro.
 
As demandas dos alagoanos serão avaliadas pela instituição. "A ideia é conseguir custear melhores condições estruturais na atividade leiteira e fundos para programas inclusivos", disse o presidente. Além de pleitear  melhorias para conjuntura das cooperativas, a CPLA também apresentou seu Projeto da Unidade de Beneficiamento do Leite (UBL), em Batalha/AL. O parque industrial da cooperativa tem sido a principal fonte de esperança  dos pequenos produtores para reverter o quadro atual de fornecimento do leite, com capacidade para captar  300 mil litros por dia. 
CPLA - Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas
Av. Siqueira Campos, nº 1295, Prado - CEP 57010-001 - Maceió - Alagoas
Fone: (82) 3336-9300