Compartilhe



02/06/2011

Arthur Chinelato visita produtores alagoanos e ministra oficina no IX Enel - Alagoas

O especialista Arthur Chinelato, da Embrapa Pecuária Sudeste, virá para Alagoas para ministrar sobre “Como ganhar dinheiro produzindo leite”, no IX Encontro Nordestino do Setor de Leite e Derivados (Enel)  em Alagoas. Além de ensinar, Chinelato visitará durante a terça e a quarta-feira produtores de leite alagoanos da Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA) para verificar se todos estão trabalhando com as técnicas do Programa Balde Cheio.

A primeira visita será ao povoado Pai Mané, localizado entre as cidades de Cacimbinhas e Dois Riachos. Por volta das oito horas da manhã da terça-feira (07), produtores e técnicos da Paraíba e do Ceará verificarão os trabalhos dos produtores locais. Já na quarta-feira (08) à tarde será a vez de Craibas receber os visitantes.

Cerca de cem produtores familiares associados à Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA) são acompanhados pelo Programa Balde Cheio, desde fevereiro deste ano. A CPLA em parceria com Serviço de Apoio às Pequenas e Médias Empresas de Alagoas (Sebrae ) elaborou o projeto e conseguiu a aprovação junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).  O objetivo do programa é promover o desenvolvimento sustentável, principalmente de pequenos produtores de leite, passando desde orientações administrativas até as transferências de novas tecnologias.

De 08 a 10 de junho será realizado o IX Enel – Alagoas, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso (Centro de Convenções), em Maceió. O evento trará um total de 19 palestras sobre a produção de leite no nordeste e 06 oficinas voltadas aos produtores, além de um concurso de produtos lácteos.

Confira os destaques da programação:

A Palestra Magna será ministrada na quarta-feira (08), às 20h, com o tema: Tendências e desafios do setor de lácteos do Nordeste, por Alysson Paunielli, ex-ministro da Agricultura, ex-secretário de Agricultura de Minas Gerais por três vezes.

Na quinta-feira (09) serão realizadas as palestras: Queijo de cabra no Brasil, com o palestrante Reinaldo Pires, da Fazenda Geneve LTDA, às 11h e Melhoramento Genético de cabras leiteiras, que será ministrada por José Walter da Silva, do Rancho das Cabras e Associação Brasileira de Criadores de Cabras SAANEM, às 11h.

Já na sexta-feira (10) serão realizadas as oficinas: Curso intensivo de palma, com Paulo Suassuna, engenheiro agrônomo idealizador da tecnologia de cultivo intensivo da palma e consultor/instrutor do Sebrae-SE, que será ás 08h e 30 e Como ganhar dinheiro produzindo leite, ministrada por Arthur Chinelato.

CPLA - Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas
Av. Siqueira Campos, nº 1295, Prado - CEP 57010-001 - Maceió - Alagoas
Fone: (82) 3336-9300