Compartilhe



02/06/2011

CPLA comemora o Dia Mundial do Leite com ação educativa

O Dia Mundial do Leite foi comemorado em grande estilo pela Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA). O stand montado no estacionamento do Shopping Pátio Maceió atraiu muitos visitantes e contou com a presença de autoridades do setor agrário alagoano. O evento culminou nesta quarta-feira (01), dia em que é incentivado o consumo de alimentos lácteos por todo o mundo.

A comemoração atraiu muitos envolvidos no setor agropecuário alagoano. “A CPLA conseguiu unir criadores, consumidores, industriais e membros da cadeia produtiva em um só lugar para lembrar a importância desse alimento na vida das pessoas de todas as idades”, disse o superintendente do Ministério da Agricultura, João Batista.

Durante a ação, que ocorreu de domingo (29) a quarta-feira, nutricionistas enfatizaram a importância do consumo do leite para a saúde em todas as idades, enfermeiros verificaram a pressão arterial e a glicemia dos participantes e livros de receitas e panfletos explicativos foram entregues aos transeuntes do shopping. Além da importância para a saúde, há também os fatores econômicos e sociais, que contribuem para a produção do leite no Estado. “Temos que lembrar a importância da cadeia produtiva do leite de Alagoas, que é o segmento que mais emprega no Estado”, afirmou José Marinho Júnior, secretário adjunto de Estado da Agricultura.

O evento superou as expectativas dos organizadores, que já pensam na comemoração do ano que vem. “Muitas pessoas compareceram, participaram das atividades e receberam os panfletos explicativos, superando até mesmo as nossas expectativas. Essa foi a primeira vez que organizamos esse evento e esperamos que no ano que vem seja ainda maior, podendo ser estendido a Arapiraca também”, comemorou Aldemar Monteiro, presidente da CPLA.

O Dia Internacional do Leite foi instituído no dia 1º de junho, em 2001. A proposta feita pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (Food and Agriculture Organization - FAO), idealizadora do projeto, era que nessa data fosse salientada a importância do consumo do leite. O dia é comemorado em mais de 80 países. Dados da FAO apontam que o Brasil ocupa o 65º lugar no consumo de produtos lácteos, a liderança está com a Finlândia e a Suécia.

CPLA - Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas
Av. Siqueira Campos, nº 1295, Prado - CEP 57010-001 - Maceió - Alagoas
Fone: (82) 3336-9300