Compartilhe



16/10/2015 14:17:58

MELHORIAS

CPLA estuda parceria para otimizar consumo de energia elétrica na agricultura familiar
O serviço de energia elétrica está entre alguns dos motivos de queixa dos agricultores familiares que precisam do recurso para manter a conservação do leite e funcionamento de máquinas em laticínios. Após reunião com representantes da Associação dos Consumidores de Energia Elétrica de Pernambuco (ACEEP), nesta sexta-feira,14, produtores, laticinistas e diretores da CPLA aprovaram a parceria com a instituição pernambucana. A cooperativa busca de melhorias para o pequeno produtor por meio de recuperação de crédito de ICMS, incidido nas contas de energia. 

A proposta inicial, de acordo com o presidente Aldemar Monteiro, é fazer um levantamento dos custos gerados com energia elétrica, fornecimento e impactos na produção leiteira. "Essa parceria é interessante pois vai ajudar na estruturação da agricultura familiar onde  o produtor vai saber se há  excedentes de cobrança na venda de energia e se será preciso uma manutenção preventiva", esclareceu. 

O trabalho de análise junto as associações de produtores de leite e tanques de resfriamento será realizado com objetivo de saber se o que é pago em energia é realmente o valor proporcional do consumo, segundo Aderbal Monteiro, presidente da ACEEP. "Esse trabalho de acompanhamento se dá pelo simples fato de que não há uma medida exata na cobrança do uso de energia no país. Pagamos valores exorbitantes por umas das fontes de energias mais precárias que existem. Nesse caso, estamos falando de produção de um bem irreversível , que é o leite, o qual não suporta nenhum dano imprevisto em seu processamento", acrescentou.

Impacto 
Na avaliação do produtor Everaldo Albuquerque, a parceria com a associação pernambucanda chegou na hora exata. "A situação é muito delicada quando temos problemas com energia, afeta todo sistema de resfriamento, maquinário de alto valor é perdido, além dos valores que são anexados à nossas contas", desabafou. 
O próximo passo da cooperativa é levar a equipe de  ACEEP ao campo para prestar consultoria as agricultores sobre como proceder caso haja algum tipo de problema no consumo de energia.
CPLA - Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas
Av. Siqueira Campos, nº 1295, Prado - CEP 57010-001 - Maceió - Alagoas
Fone: (82) 3336-9300