Compartilhe



15/10/2015 16:51:47

AVANÇO

UBL da CPLA avança e consegue fechar aquisição de equipamento automatizado 

Um importante passo foi dado para a concretização da primeira fase do projeto da Unidade de Beneficiamento da CPLA (UBL) e seu funcionamento, em Batalha.  Na última quarta-feira, 14, o governador Renan Filho e o secretário de Agricultura, Álvaro Vasconcelos, assinaram o contrato para aquisição de equipamentos para secagem do soro do leite com a empresa gaúcha Global Lat, vencedora do processo de licitação. 

Com tecnologia de alta padrão, a planta automatizada para concentração e secagem de leite possui capacidade para receber 160 mil litros de leite por dia e é uma das mais modernas do país. O equipamento também possui múltiplas funções para fábrica de queijos, secagem de soro, produção de leite condensado e doce de leite. 

O prazo para entrega e instalação do maquinário do maquinário será de 12 meses, de acordo com Paulo Azevedo, presidente da Global Lat.  "Parabenizo o Estado e demais envolvidos por acreditar no rumo da atividade leiteira. Com a planta funcionando, automaticamente os produtores serão motivados a produzirem com maior qualidade", enfatizou.

Para o investimento, foram deslocados recursos do governo federal, na ordem de R$12 milhões, com contrapartida do Estado e viabilizado pela Codevasf a partir de emendas do deputado federal Givaldo Carimbão. 

Renan Filho aprovou o potencial do equipamento   e declarou apoio a sequência do projeto: "Chegamos a uma fase de medidas concretas de um projeto que vai possibilitar um grande avanço para produção de leite local. Certificamos a qualidade do maquinário que possui tecnologia atualizada, o suficiente para impulsionar a demanda leiteira", resumiu. 

Portas abertas 
A assinatura do contrato e aquisição de equipamentos, na visão do presidente da CPLA, Aldemar Monteiro, representa  grande avanço para o projeto e abre portas para o mercado local. "O leite é o único produto da agricultura familiar que tem salário mensal. Apesar da urgência  no funcionamento dessa indústria, estamos   trabalhando para conseguir cumprir suas etapas de forma inteligente, firmando parcerias e aliando forças", declarou.

Nos planos da Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA), estão uma série de ações de capacitação destinadas aos produtores no que diz respeito a melhorias de técnicas de criação e qualidade do leite: pastagem, manejo, melhoramento genética, higienização e conservação láctea.

O funcionamento da UBL deve beneficiar, na sua primeira fase, mais de 5 mil agricultores familiares. Na segunda etapa, serão dez mil pequenos produtores beneficiados. O secretário Álvaro Vasconcelos aponta o fator  inclusão como prioridade: "é um projeto que vai fomentar a agricultura familiar e principalmente promover a inclusão produtiva do produtor que ainda não participa do programa do leite", finaliza.
CPLA - Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas
Av. Siqueira Campos, nº 1295, Prado - CEP 57010-001 - Maceió - Alagoas
Fone: (82) 3336-9300