Compartilhe



24/09/2015 09:48:39

AGRICULTURA FAMILIAR

Produtores da CPLA iniciam fornecimento de derivados lácteos à escolas de Maceió 

Iniciativa cumpre legislação e fortecele a vida sustentável da agricultura familiar  


Desde o último dia 1º de setembro, os alimentos produzidos nas lavouras da agricultura familiar alagoana ganharam novos rumos de comercialização. A demanda de hortfruti, bebida láctea, mel e açúcar, vindos dos pequenos produtores, foram incorporados ao cardápio da merenda escolar de Maceió, por meio de chamada pública concretizada no fim do mês de agosto, através do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).


Entre as sete cooperativas contempladas com o fornecimento de alimentos, a Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA) foi uma das beneficiadas. A missão da CPLA será fornecer  bebida láctea, manteiga e requeijão para as mais de 140 escolas da capital. O contrato com a prefeitura se estenderá até o fim do período letivo, em dezembro, podendo ser renovado na convocação do próximo ano. Mais de 400 produtores foram cadastrados  para o repasse dos alimentos. 


De acordo com o presidente da CPLA, Aldemar Monteiro,  a pauta  de compra aquisição de alimentos da agricultura familiar estava sendo reivindicada desde 2013 por um grupo de cooperativas com base na lei 11.947,de 2009,  que determina que no mínimo 30% dos itens para alimentação escola sejam comprados diretamente da agricultura familiar.


“É um ganho significativo em todos os ângulos. O valor nutritivo das refeições estará assegurado e o pequeno agricultor terá uma produção sustentável, podendo incrementar sua renda, aumentar produtividade e manter sua vida no campo. Entendemos que é possível diversificar a cultura agrícola e ampliar sua comercialização também por meio das compras institucionais”, pontuou.


Impacto

Um marco na história da agricultura familiar e exemplo para os demais municípios, a aquisição de alimentos destinados aos órgãos públicos, tem capacidade para ultrapassar os 30%, na visão do produtor de leite José de Oliveira. “A gente sabe que é possível vender derivados lácteos também para casas de saúde, sistema penitenciário  e repartições no geral. Isso vai ajudar a ter uma rotina de produção estável, de maior qualidade e quantidade”, analisou.


De acordo com Pedro Fernandes, gerente comercial da CPLA, a instituição é uma das que escoam a produção dos seus cooperados, com fornecimento mensal, em chamadas públicas dos municípios de Barra de São Miguel,  Piranhas, Roteiro, Jequiá, Barra de Santo Antônio, Quebrangulo, Flexeiras,Major Izidoro, Poços das Trincheiras e Capela. 

CPLA - Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas
Av. Siqueira Campos, nº 1295, Prado - CEP 57010-001 - Maceió - Alagoas
Fone: (82) 3336-9300