Compartilhe



04/09/2015 16:19:42

CAPACITAÇÃO


 
CPLA investe em capital humano e capacita corpo técnico
 
O planejamento estratégico é sempre bem-vindo em todos os tipos de negócios, inclusive na cadeia produtiva do leite. Mensurar resultados e localizar pontos fortes e fracos da produção pode ajudar a atividade deslanchar e assegurar a rentabilidade ao produtor. 
 
Essa visão profissionalizante em se relacionar com o mercado inserido foi enxergada pela diretoria da Cooperativa de Produção Leiteria (CPLA). Em parceria com as Organizações Cooperativas Brasileiras (OCB) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (SESCOOP), a CPLA está capacitando seu quadro técnico com uma série de cursos sobre gestão administrativa.  
 
Nove técnicos da cooperativa, desde a última quarta-feira,2, possuem compromisso semanal com as atividades do curso, durante três meses, com objetivo de aprimorar a integração e o desenvolvimento da prestação de serviço às Associações leiteiras. Os módulos do curso contemplam: os pilares do cooperativismo, área de segurança,legislação, comunicação, armazenagem, gestão financeira e contábil, técnicas de negociação, educação cooperativa, plano de negócio e demais assuntos que englobam o associativismo e cooperativismo. 
 
Segundo o secretário executivo da CPLA, Leopoldo Cabral, o objetivo é preparar os técnicos para que eles possam multiplicar as informações teóricas e práticas junto aos produtores: “Com técnicos preparados, podemos dinamizar as dificuldades do campo juntamento com os presidentes das 72 associações ligadas à CPLA, buscando transmitir conhecimento para atingir maior eficácia dos trabalho realizado pelo corpo técnico", esclareceu. 
 
Gestão cooperativa 
Além do viés administrativo, a prática cooperativistas também é um das matrizes do curso. Os princípios do cooperativismo aplicados a formação de um bom gestor podem render bons frutos ao produtor, de acordo com o presidente da CPLA, Aldemar Monteiro. "Essa capacitação faz parte de nosso plano de implantar verdadeiras gestões nas associações de leite para que o associado tenha um visão pertinente do cooperativismo, de forma organizada e de resultados", avaliou. 
 
Um dos participantes do curso, o técnico Glauco Yves, comemorou o investimento em capital humano. "Absorvendo todo conhecimento,  nossa missão é transmitir a visão real do cooperativismo para que ela entenda o que é a CPLA, de forma empreendedora, de fato e direito. Em ações como essas é possível a localização de novos líderes", examinou. 
 
O próximo passo da cooperativa será ampliar o conhecimento de todos os associados para melhorar o processo de gestão das Associações de Produtores de Leite (Apleite) com foco em comportamento, qualificação e relacionamento interpessoal.
CPLA - Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas
Av. Siqueira Campos, nº 1295, Prado - CEP 57010-001 - Maceió - Alagoas
Fone: (82) 3336-9300