Compartilhe



31/08/2015 13:40:55

CPLA solicita apoio da  Codevasf para aquisição de equipamentos automatizados 
 
O projeto de reestruturação da Unidade de Beneficiamento do Leite da CPLA (UBL), em Batalha, vem ganhando reforço de importantes instituições ligadas ao setor produtivo do Estado. Na última sexta-feira,28, dirigentes da cooperativa  estiveram na sede da  Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf), em Penedo, para apresentar proposta, de aporte de recursos e aquisição de equipamentos para um fábrica específica de queijos. 
 
O superintendente da Codevasf, Luciano Chagas, recebeu a demanda e iniciou  a negociação para viabilizar  junto ao governo federal a destinação dos recursos necessários. No primeiro semestre desse ano, a  Codevasf deu início a  destinação recursos, por meio do Ministério da Integração Nacional, no âmbito do Plano Brasil sem Miséria, e do Orçamento Geral da União. O investimento para fortalecer a cadeia produtiva do leite foi na ordem dos R$ 16 milhões.
 
Com a utilização de equipamentos automatizados para queijaria, o consultor do Projeto da UBL, Fábio Teles, garante que será agregado maior valor a capacidade produtiva e comercial da respectiva indústria. "Com essa estruturação  nos equipamento e uma linha de produção automatizada, será possível criar um padrão de produção de queijos e proporcionar a coleta de soro do leite integrado ao projeto do leite em pó da UBL. 
 
O apoio da Codevasf, de acordo com o presidente da CPLA, Aldemar Monteiro, foi um caminho alternativo encontrado para dar continuidade a execução do projeto de reabertura da antiga fábrica da Camila. "A UBL é uma das grandes esperanças para alcançarmos os ideais de inclusão produtiva e  valorização do composto lácteo alagoano. Contamos com o apoio à bovinocultura leiteira das instituições para transformar o leite, produzido por milhares de famíliasm, em prosuto de alto valor", resumiu Monteiro.
 
A CPLA também contou com a participação e empenho de líderes políticos, como os deputados Chico Tenório e Givaldo Carimbão. Os dois representantes do povo alagoano tem colocado em dicussão a viabilidade emergencial da UBL no sertão de Alagoas.
 
"Os estudos do Nosso projeto mostra o potencial produtivo da região do semiárido, onde fica localizado a UBL, com prodção mensal girando em mais de 80 mil litros/dia. Além disso, é importante frizar a aquisição de equipamentos automatizados de queijo e secagem de leite em pó, pois no nordeste 73% consumido é desse tipo", finalizou.
Novo encontro
Os dirigentes da CPLA voltam a discutir a viabilização do maquinário nesta segunda-feira, 31, por meio de conferência virtual com técnicos da Codevasf, de Brasília. Em Penedo, um novo encontro com o superintendente Luciano Chagas acontece na tarde desta terça-feira,1, na sede da Codevasf.
CPLA - Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas
Av. Siqueira Campos, nº 1295, Prado - CEP 57010-001 - Maceió - Alagoas
Fone: (82) 3336-9300