Compartilhe



06/08/2015 10:08:29

FOMENTO

CPLA disponibiliza maquinários para agricultores familiares
 
Em períodos chuvosos, conhecidos como férteis para agropecuária, surge uma dificuldade para agricultores de base familiar: falta de maquinário disponível para o preparo do solo e plantio. Nessa época, quase que 100% dos tratores e peças disponíveis encontra-se em operação em grandes propriedades.
 
Técnicos da Cooperativa de Produção de Leite de Alagoas (CPLA), detectaram o problema e desenvolveram um projeto assistência onde a cooperativa disponibilizaria um trator para operações nas comunidades de produtores associados. De acordo com o diretor técnico da CPLA, Gustavo Ramos, o trator já entrou em operação e será um projeto permanente. “o objetivo garantir a produção do agricultora para que ele plante e colha no tempo correto, podendo otimizar em 50% as atividade no campo, antes realizadas em mais de três dias”, relatou o diretor.
 
Em Traipú, no povoado Caradá, seu José Damião já conta com o auxilio do trator no preparo da terra e silagem. Por lá, a máquina tem agilizado o plantio de 25 agricultores e deve cumprir o total de 100 horas de serviço. “A gente acelera todo processo, aproveita o tempo bom e ainda consegue aumentar a qualidade. São pequenas conquistas que nós, agricultores familiares, ficamos felizes em pode ter acesso”, alegou.
 
Para participar do projeto, o agricultor familiar precisa ser cooperado da CPLA e solicitar a visita de um técnico em sua comunidade. O produtor deve assumir, em contrapartida, o abastecimento do combustível da máquina de acordo com o período de atividades em sua lavoura. Para Aldemar Monteiro, presidente da CPLA, ações como essas conseguem estabelecer um canal concreto de diálogo e desenvolvimento nas comunidades rurais: "a ideia é percorrer diversas comunidades, beneficiando mais de 500 agricultores, com o uso coletivo da máquina para assim obter ganhos reais e impactos na produção", exprimiu. 
CPLA - Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas
Av. Siqueira Campos, nº 1295, Prado - CEP 57010-001 - Maceió - Alagoas
Fone: (82) 3336-9300