Compartilhe



30/07/2015 17:33:26

PROGRAMA DO LEITE

Renan Filho garante continuidade do programa do leite em AL

Agricultores familiares que participam do programa do leite em Alagoas estão na expectativa. Como depende de recursos federais, o programa do leite pode atravessar uma fase de dificuldades, em função do ajuste fiscal.

O convênio entre governo federal e governo do estado termina no dia 31 e agosto e até agora não foi renovado. Pior, é que o MDS tem sinalizado que  não tem recursos para manter o pagamento aos produtores até  final deste ano.

Existem alternativas para a manutenção do programa, mas todas passariam pelo governador Renan Filho e pela ministra Tereza Campello. O caminho mais viável, segundo técnicos do MDS seria renovação do convênio e, em seguida, a publicação de um edital de justificativas para tentar garantir os recursos para sua manutenção até o final de 2016.

Renan Filho assegura, no entanto, que  o programa vai continuar em Alagoas. O governador vai falar com a  ministra Tereza Campello nesta quinta-feira, em Brasília, para tratar da questão: “eu vou falar com a ministra sobre isso. A ministra me disse que Alagoas deve se preparar para uma eventual descontinuidade do programa. Já combinei com ela que vamos manter o programa até o próximo ano pelo menos”, explica.

Se houver descontinuidade de recursos este ano, Renan Filho explica que o governo deve recorrer ao Fecope: “vamos preparar o estado para fazer o que já se fez antes, que é antecipar o recurso”,enfatiza.

“Você pode dizer que o estado está se preparando para eventualmente em uma descontinuidade ou outra do repasse federal, antecipar recursos para manter o programa do leite. Esse é um compromisso do governador”, reforça Renan Filho.

Programa beneficia 80 mil  famílias

Considerado modelo pelo Ministério do Desenvolvimento Social, o programa do leite atende em Alagoas 80 mil famílias carentes com a distribuição de um litro de leite por dia para cada uma e cerca de 4,2 mil agricultores familiares.

Diferente de outros estados, a gestão do programa em Alagoas é feita pelo governo, através da Secretaria de Agricultura por duas cooperativas (CPLA e Coopaz). O modelo alagoano garante a inclusão produtiva dos agricultores familiares e uma distribuição eficiente, realizada através de 12 laticínios que prestam serviços ao programa.


FONTE: BLOG EDIVALDO JÚNIOR - GAZETAWEB.COM

CPLA - Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas
Av. Siqueira Campos, nº 1295, Prado - CEP 57010-001 - Maceió - Alagoas
Fone: (82) 3336-9300