Compartilhe



05/06/2015 11:59:50

DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE

Associados  da CPLA desenvolvem projetos de preservação ambiental


Produtores da Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA) mostram que produzir, sem gerar impactos negativos, pode ser  possível em suas propriedades. Com projetos de preservação permanente, a CPLA incentiva o uso racional do espaço, colocando à disposição sua equipe técnica para melhor orientar os produtores de leite.

 Há doze anos, o laticinista Fernando Medeiros, um dos diretores da cooperativa, desenvolveu um plano de proteção ao meio ambiente em sua propriedade, localizada em Quebrangulo. Em parceria com a Associação Nordesta,  Fernando conseguiu delimitar uma área de preservação permanente,  tratar resíduos, recuperar efluentes, e ainda iniciou o plantio de eucaliptos destinando sua madeira à combustão nas atividades no laticínio. 

A iniciativa, atualmente segue as regras do Código Florestal, que determina que os tamanhos das reservas sejam iguais a 20% da área total do imóvel rural. “Há um trabalho contínuo a ser realizado, pois criamos sem nem existir regras constitucionais. Já havia uma preocupação em provar que é possível produzir, gerar lucro, sem agredir o meio ambiente”, pontuou Fernando.

 Em fase de planejamento, em Flexeiras, membros da Associação de Produtores de Leite, seguem buscando parcerias para executar o projeto de recuperação da mata ciliar. O objetivo é abrir linhas de plantil para que a recuperação seja total das áreas que ficam no entorno dos três rios que cortam o município. 

De acordo com o presidente da Associação, José Augusto, os produtores estão buscando parcerias para aquisição de mudas. “Estamos avaliando o grau de degradação para que nas primeiras fases do projeto possamos conscientizar os produtores, através de Dia de Campo, e em seguida iniciar o processo de regeneração”, finalizou. A ideia é recuperar, inicialmente, 20% da área, mínimo exigido pelo Código Florestal.

 Apoio

De acordo com o presidente da CPLA, Aldemar Monteiro, a própria lei ambiental diz que o poder público precisa apoiar o pequeno produtor para sua adequação ambiental. “Sabemos que a preservação do meio ambiente depende de todos. A CPLA como instituição voltada exclusivamente para a agricultura familiar, tem o objetivo de mostrar caminhos para uma produção sem degradar o meio”, ressaltou o presidente. 

CPLA - Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas
Av. Siqueira Campos, nº 1295, Prado - CEP 57010-001 - Maceió - Alagoas
Fone: (82) 3336-9300