Compartilhe



09/04/2015 09:23:37

Curso de inseminação em bovino leiteiro estimula produção


 

Maior conhecimento e maior capacidade produtiva. Foi em busca destes objetivos que a Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA), Secretaria de Agricultura, Pesca e Aquicultura (Seapa), Senar/AL e Emater/AL se uniram para realizar curso técnico sobre processos de inseminação artificial em bovinos leiteiros. A capacitação teve início na última segunda-feira, 6, no Polo Tecnológico Agroalimentício de Batalha.

 

 Em duas fases, o curso aconteceu em etapas teóricas e práticas para melhor avaliar o potencial de aperfeiçoamento técnico dos produtores. Vantagens, métodos, noções básicas de manejo do rebanho bovino leiteiro com objetivo de inseminação, foram alguns dos temas abordados pelo curso, segundo o técnico da CPLA, Glauco Yves. “O curso teve objetivo de formar inseminadores e capacitá-los para melhorar o rebanho de suas associações. Após a conclusão do curso, os criadores poderão contar com aparato técnico da CPLA, em caso de dúvidas”, incluiu.

 

Na opinião do produtor Antônio Rodrigues, do município de Cajueiro, a capacitação confirma a técnica de inseminação como forma de aumentar lucros na criação do gado leiteiro: “foi oportunidade única de aprender mais sobre raças, cruzamentos e benefícios da inseminação”.

 

O presidente da CPLA, Aldemar Monteiro, destacou interesse e planejamento das instituições em suprir as necessidades dos produtores e incentivar a produção láctea. “É muito importante capacitar produtores e oferecer treinamento, ofertando melhores condições de melhorar atividade láctea. É mais um canal que deve potencializar o setor, uma excelente iniciativa em prol do setor”, chamou atenção.

 

Encerramento

 

O curso será encerrado nesta sexta-feira,10, com a avaliação prática final, às 10h30. O Governador Renan Filho e o Secretário de Estado da Agricultura Pesca e Aquicultura, Álvaro Vasconcelos, serão aguardados para entregar os certificados e prestigiarem o encerramento do ingresso.

 

 Produtores dos municípios de Jacaré dos Homens, Ouro Branco, Traipu, Colônia Leopoldina, Cajueiro, Chã Preta e Campo Alegre foram selecionados para participar da capacitação.

CPLA - Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas
Av. Siqueira Campos, nº 1295, Prado - CEP 57010-001 - Maceió - Alagoas
Fone: (82) 3336-9300