Compartilhe



05/03/2015 11:13:03

CPLA apresenta calendário 2015 do Programa do Leite

CPLA apresenta calendário 2015 do Programa do Leite

 

O Calendário do Programa do Leite foi apresentado à presidentes de associações de Produtores de Leite  e produtores na manhã desta quarta-feira, 4, na sede da Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA). A primeira reunião do ano realizada pela CPLA também contou com a participação do secretário de Estado da Agricultura, Pesca e Aquicultura (Seapa), Álvaro Vasconcelos, e o do presidente da Emater, Carlos Dias.

Na ocasião, o presidente da CPLA, Aldemar Monteiro, conduziu os trabalhos, colocando em pauta o panorama do programa para 2015 e a nova forma de repasse de pagamento a ser realizada diretamente aos pronafianos. “Temos uma gestão  muito participativa com o objetivo de transformar planejamento em realidade. A questão de pagamento e planejamento de ações serão questões pontuais este ano”.

 Engajado sobre as demandas do setor da pecuária leiteira de forma intensa, o secretário Álvaro Vasconcelos, em seu discurso, destacou a importância de obter diálogo permanente com agricultores familiares. “É uma característica dessa gestão estar afinado com a realidade do setor. Temos uma atenção especial com o  programa do  leite  por ser um programa bastante efetivo que atende os dois lados: produtor e consumidor”. A Seapa estuda ampliação do programa para captação de 120 mil litros/dia.

 Pnae

 Englobando diversos temas ligados ao setor, um dos pontos da reunião foi a captação  de alimentos da agricultura familiar pela gestão pública através do Programa Nacional de Aquisição de Alimentos Escolar (PNAE), que prevê em lei a aquisição de 30% da produção da agricultura familiar de cada município. 

De acordo com o presidente do Fórum Alagoano de Secretários de Agricultura, Leonardo Monteiro,  alguns produtores não acreditavam no programa. “Atendendo a lei de 2009, o programa vem fortalecendo e avançando através de chamadas públicas. Alguns produtores não acreditavam no programa, mas, esse programa se tornou uma garantia de produção e retorno”.

 Sobre o assunto, o presidente da Emater, Carlos Dias também se manifestou revelando os custos e investimentos que o governo federal destina ao percentual de agricultura familiar no PNAE. “A partir do percentual de 30% a gente chega a conclusão que deixaram de circular na mão do agricultor R$27 milhões. O produtor não está pedindo favor a ninguém. A gestão pública pode, com facilidade, destinar a produção agrícola para saúde, defesa social e educação”, ressaltou.

 

CPLA - Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas
Av. Siqueira Campos, nº 1295, Prado - CEP 57010-001 - Maceió - Alagoas
Fone: (82) 3336-9300