Compartilhe



03/03/2015 13:36:29

Abrangência de projeto da CPLA entusiasma diretor da Conab

Abrangência de projeto da CPLA entusiasma diretor da Conab

O encontro provocado por representantes da Cadeia Produtiva do Leite alagoana, liderada pelo presidente da CPLA, Aldemar Monteiro, com intuito de sensibilizar autoridades da esfera federal rendeu bons frutos em  reunião realizada, no último dia 26,  na sede da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), em Brasília/DF.

 O diretor de Políticas Agrícolas e Informações da Conab, João Marcelo Itine, se mostrou ‘vislumbrado’ com a grandeza e consistência do projeto apresentado pelo deputado Givaldo Carimbão, acompanhado de Aldemar Monteiro e Fernando Medeiros, respectivamente diretor presidente e diretor financeiro da CPLA, além de Arthur Vasconcelos, dirigente do Sileal e representante oficial do Secretário de Estado da Agricultura, Pesca e Aquicultura (Seapa) Álvaro Vasconcelos.

 Os dados e a concretude dos argumentos lançados pela comitiva alagoana chamou atenção de  Itine ao compreender as razões pelas quais impulsionou o deputado Givaldo Carimbão abraçar a ‘causa urgente’ do setor leiteiro em AL.

  “Ao direcionar emendas parlamentares, de relatoria própria, estive contribuindo para que milhares de agricultores familiares, indígenas e quilombolas constituísse um porto seguro para a comercialização do leite, combatendo a extrema pobreza e realizando a inclusão produtiva das regiões extrema pobreza. Dando-lhes a oportunidade de obter o sustento de suas famílias, gerando renda”, enfatizou.

 O Projeto 

Ao problematizar a questão, o presidente da CPLA, Aldemar Monteiro, ressaltou o sonho antigo de abrir a fábrica que glorificou a bacia leiteira em AL por tanto tempo. “Será uma unidade industrial moderna dotada de equipamentos que permitem direcionar a produção de derivados lácteos de acordo com as demandas, permitindo remunerar associados sem grandes flutuações no preço do leite”.

 Em seu relato Itine, destacou as políticas públicas coordenadas em sua diretoria, apontando os principais programas que serão vetores no fortalecimento da CPLA e seus associados. “Podemos buscar alternativas para a venda de milho a preços diferenciados para estimular a produção animal e combater a seca, considerando as diversas modalidades de venda do PAA que somadas a formação de estoque permitem ao agricultor faturar até R$ 64 mil reais por ano”.

O diretor da Conab firmou  compromisso de uma agenda positiva de trabalho com as lideranças locais para pactuar contrapartidas dos três entes federativos. Uma visita  à Maceió foi agendada para o período de 23 a 25 de março. 

CPLA - Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas
Av. Siqueira Campos, nº 1295, Prado - CEP 57010-001 - Maceió - Alagoas
Fone: (82) 3336-9300