Compartilhe



08/04/2011

Cooperativa anuncia parcerias e benefícios para agricultores

O potencial da cadeia leiteira de Alagoas é algo que não se pode contestar. Mas muito ainda pode ser feito para manter o homem no campo com dignidade. Pensando nisso a Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA) reuniu quase 150 agricultores familiares, no município de Batalha, para anunciar algumas ações feitas em parceria com o governo federal e estadual. 

Dentre elas o financiamento de novilhas, a inclusão do agricultor no programa de assistência técnica Balde Cheio, a contemplação no Programa de Distribuição de Sementes e a ampliação da sede e da estrutura da cooperativa. O presidente da CPLA, Aldemar Monteiro, destacou que a ação visa envolver o pequeno agricultor nas decisões da cooperativa, já que eles também fazem parte da condução da unidade.


“Viemos mostrar que o apoio de entidades como o Sebrae, Mapa, Conab, Seagri, OCB/AL, Afal são essenciais para o desenvolvimento do setor. E que essas instituições tem muito a nos oferecer, basta termos compromisso com o crescimento. Encontros como esses são o ponta pé inicial para conhecer melhor a realidade do nosso produtor e a CPLA trabalha com a realidade do dia-dia do campo”, afirmou Monteiro. 

O agricultor Jairo Barbosa, membro de uma associação que faz parte da CPLA, revelou que em quase 50 anos trabalhando com a produção de leite nunca teve oportunidade de conhecer o que é produzir um leite de qualidade. Filho de pequenos agricultores, Jairo contou que o desejo da maioria dos vizinhos do povoado Barreiras, no município de Batalha, sempre foi migrar para capital.

“Não tínhamos estrutura. A estrada ainda é precária, mas hoje temos um tanque de resfriamento de leite, recebemos orientações do Sebrae sobre como fazer a ordenha correta, ou seja, produzimos um leite de qualidade e ganhamos por isso. O melhor de tudo foi não depender de atravessador. A parceria com a CPLA mudou a realidade da nossa associação”, relatou o agricultor.

O superintendente do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento em Alagoas (MAPA), João Batista, destacou a organização da cooperativa e a importância de ações de fomento a agricultura familiar. “A produção leiteira de Alagoas representa uma grande força na agricultura familiar e através  de projetos e iniciativas como da CPLA é que vamos conseguir desenvolver o setor. O Mapa entra com a assistência técnica e vocês com o trabalho”, disse.

Participaram ainda da reunião o superintendente da Companhia Nacional de Abastecimento em Alagoas (Conab), Elizeu Rego, o superintendente do Desenvolvimento Agrário, Edson Maruta, o consultor do Sebrae e gestor do Projeto de Fortalecimento da Cadeia Produtiva da Indústria de Leite e Derivados de Alagoas, Marcos Fontes, o gerente de projetos da Agência de Fomento de Alagoas (Afal), Tiago Luiz e outras autoridades.  

CPLA - Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas
Av. Siqueira Campos, nº 1295, Prado - CEP 57010-001 - Maceió - Alagoas
Fone: (82) 3336-9300