Compartilhe



29/01/2015 10:36:39

CPLA otimiza repasse à produtores do Programa do Leite

 

O produtor rural não precisa mais se preocupar com o repasse do pagamento do leite fornecido ao Programa do Leite. A partir deste mês de janeiro, o pagamento será efetuado pela Cooperativa de Produção Leiteira (CPLA) diretamente aos pronafianos via associação que se encontram cadastrados.

A medida viabilizada pela CPLA, em reunião na última segunda-feira, 26, representa mais uma conquista do pequeno produtor rural e a consolidação da agricultura familiar no estado.

 

De acordo com o técnico da CPLA, Glauco Yves, agora, a CPLA recebe o recurso do programa e repassa para as associações, diferente do que acontecia anteriormente. A medida já vale para os rendimentos de janeiro.

 

Com a mudança de procedimento, de acordo com o presidente da CPLA, Aldemar Monteiro, a cooperativa garante aos produtores mais celeridade e segurança no processo de fornecimento, além de garantir a fixação do valor de R$ 1,14 por litro.

 

“É um passo muito importante quando se tem um cenário de crise no preço do leite e produtores em situação delicada de comercialização. Nesse aspecto, garantir o preço digno ao pequeno produtor é uma grande conquista”.

 

Além de otimizar a relação comercial,  para Aldemar a mudança também surtiu efeito incentivador: “com esta medida entrando em vigor, as associações e seus produtores também buscam gerenciar suas atividades financeiras e colocar em prática a gestão organizacional”, lembra.


O programa

A CPLA é a instituição responsável por gerir as atividades do Programa do Leite, projeto que conta com recursos do Fundo de Combate e Erradicação da Pobreza (Fecoep) e Ministério do Desenvolvimento Social. O programa atinge cerca de 80 mil famílias e conta com a coleta de produção de cinco mil pequenos produtores da pecuária leiteira.


A ampliação do programa foi recentemente cogitada pela Secretária de Agricultura, Pesca e Aquicultura (Seapa) em parceria com a pasta estadual de Assistência e Desenvolvimento Social (Saedes). A iniciativa projeta atingir mais famílias carentes, aumentando o número de beneficiários. 

CPLA - Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas
Av. Siqueira Campos, nº 1295, Prado - CEP 57010-001 - Maceió - Alagoas
Fone: (82) 3336-9300