Compartilhe



22/01/2015 23:06:05

Agricultores familiares aumentam produção com projeto de melhoramento genético


Com o projeto “Fortalecimento Da Cadeia produtiva do leite em Alagoas”, o volume de produção diária dos pequenos criadores só tem aumentado.  A iniciativa da Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA), SEBRAE e In Vitro Brasil, tem o objetivo de melhorar geneticamente a produção dos agricultores familiares envolvidos no Programa Social do Leite e gerar mais competitividade para a pecuária leiteira.

A partir das ações do projeto, os pequenos produtores passam a ter acesso à procedimentos técnicos como transferência de embriões e consultorias. No total, se encontram disponíveis 500 prenhezes confirmadas a serem distribuídas para 70 associações alagoanas.  

A propriedade do pecuarista José de Oliveira, em Mar Vermelho, registrou aumento  significativo com a  produção de mais de 800 litros por dia, antes a coleta atingia apenas 300 litros/dia. “Ano passado, a nossa associação conseguiu seis prenhezes confirmadas e esse ano nos cadastramos para receber  mais dez. Melhorar geneticamente o rebanho, é um sonho que está sendo realizado”, revela.

Seleção

O processo de campo está sendo coordenado pela CPLA e Invitro, através de etapas de cadastro, avaliação de animais, protocolo de vacinação, transferência de embriões, confirmação de prenhez e entrega de prenhez confirmada.

 O SEBRAE/AL subsidia 80% do valor total da consultoria reprodutiva do projeto e a CPLA por 20%. O investimento a ser feito pelo criador será de R$ 226,60 por prenhez confimada. O valor poderá ser compensado no volume de leite repassado à cooperativa. 

De acordo com Aldemar Monteiro presidente da CPLA, os resultados do projeto são animadores. “Vimos no projeto uma forma de democratizar  a genética leiteira e alavancar a produção dos agricultores familiares. Apesar da dificuldade comercial que atrevessa o setor, o retorno em qualidade técnica estimula o criador", avalia. 
CPLA - Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas
Av. Siqueira Campos, nº 1295, Prado - CEP 57010-001 - Maceió - Alagoas
Fone: (82) 3336-9300