Compartilhe



19/11/2014 14:52:19

BALDE CHEIO

CPLA visita propriedade integrante do Programa Balde Cheio

A Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA) realizou na última terça-feira, 18, um dia de campo na propriedade rural do agricultor José Damião, no Povoado Cajá dos Negros, em Batalha. A visita fez parte das atividades do programa Balde Cheio, ao qual unidade faz parte desde o ano de 2011.

A ação tem sido realizada nas Unidades Demonstrativas (UD’s) integrantes do programa, para prestação de contas e avaliação das ações e metas previstas para o ano de 2014.

O dia de campo contou com a presença do diretor presidente da CPLA, Aldemar Monteiro, da superintendente do Sescoop/AL, Márcia Túlia, do consultor do Balde Cheio em Alagoas, Sidney Bezerra, além de técnicos da CPLA e agricultores familiares.

Na ocasião foram apresentados dados referentes ao manejo do rebanho, gestão e produção de volumosos e também as metas que foram cumpridas de acordo com a proposta da propriedade rural.

Segundo o coordenador do programa Balde Cheio em Alagoas, Sidney Bezerra, os resultados do programa nas propriedades rurais do estado tem sido bastante satisfatórios. “O produtor rural passa a entender a importância de se ter foco na gestão da propriedade. Dessa forma, ele consegue aproveitar ao máximo os recursos disponíveis, investindo e conseguindo um retorno ainda melhor do seu rebanho”, disse.

O Programa

O Programa Balde Cheio é uma metodologia inédita de transferência de tecnologia que contribui para o desenvolvimento da pecuária leiteira em propriedades familiares. Seu objetivo é capacitar profissionais de extensão rural e produtores, promover a troca de informações sobre as tecnologias aplicadas regionalmente e monitorar os impactos ambientais, econômicos e sociais, nos sistemas de produção que adotam as tecnologias propostas.

Em Alagoas, diversas propriedades ligadas a CPLA estão inseridas no programa. O trabalho realizado nas UD’s, além de capacitar o dono da propriedade, capacita os agricultores familiares vizinhos. Dessa forma todos saem ganhando, promovendo a melhoria da cadeia leiteira.

CPLA - Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas
Av. Siqueira Campos, nº 1295, Prado - CEP 57010-001 - Maceió - Alagoas
Fone: (82) 3336-9300