Compartilhe



04/09/2014 18:25:14

QUALIDADE DO LEITE

CPLA contribui para melhoramento da qualidade do leite em Alagoas

Contribuindo para desenvolver cada vez mais o trabalho do Agricultor Familiar em Alagoas, a Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA) vêm promovendo ao longo dos anos parcerias, qualificações, investimentos, treinamentos, entre outras ações que contribuíram de forma significativa para o desenvolvimento e melhoria da produção leiteira no Estado.

O resultado se reflete na pesquisa sobre a qualidade do leite realizada pelo Coordenador de Inspetoria de Alimentos da Vigilância Sanitária de Maceió, André Sandes. Segundo as análises do leite produzido no Estado, examinadas pelo laboratório da Universidade Federal de Alagoas, a partir de 2011 notou-se uma evolução na qualidade do produto, onde aproximadamente 55% das amostras foram consideradas satisfatórias.

O pesquisador esclarece que o apoio das entidades de fiscalização e o trabalho realizado pela CPLA, através da contratação de profissionais que ofereceram assistência técnica aos produtores, contribuíram com a melhoria da qualidade do leite produzido no estado.

Para o diretor-presidente da CPLA, Aldemar Monteiro, o trabalho realizado pela Cooperativa foi de grande importância, pois as associações ligadas à CPLA recebem o apoio e investimento necessário para que sua produção melhore a cada dia. 

Aldemar destaca que ações como os torneios leiteiros, realizados em diversos municípios do interior, a inclusão dos agricultores familiares em programas como o Programa do Leite, por exemplo, entre outros, fazem com que os produtores busquem a melhoria do seu produto, pois eles podem aumentar sua lucratividade e desenvolver sua propriedade.

Além disso, ações como a instalação de tanques de armazenamento de leite em associações e o apoio da CPLA na inclusão de pequenos produtores familiares em programas como o de melhoramento genético, que está acontecendo durante esse ano, contribuem ainda mais para o desenvolvimento da produção leiteira no Estado.

Mais incentivo

Outra novidade que incentivará uma produção leiteira de qualidade será a abertura da Usina de Beneficiamento de Leite CPLA, em Batalha. A indústria, que já está recebendo os novos equipamentos será reaberta no próximo ano e causa grande expectativa aos produtores da região, pois irá gerar emprego e renda para a região da bacia leiteira do Estado.

Segundo o presidente da CPLA, a usina terá três plantas modernas: a planta de leite em pó, para que o produtor faça seu estoque de leite condensado, soro de leite em pó, creme de leite, entre outros, através de alta tecnologia; a seção de queijos e a seção de leite UHT (ultra higt temperature), que é o leite longa vida.

“Preparamos esses periféricos de acordo com a capacidade do layout da fábrica, pois isso é importante para que o projeto dê continuidade e tenha credibilidade” afirmou Aldemar justificando a necessidade de se fazer uma indústria onde serão fabricados três principais produtos através de uma única matéria prima que é o leite. “Dessa forma, estaremos durante todo o ano, produzindo produtos de alta qualidade adequados a cada época do ano”, completou.

Aldemar ressaltou a importância da parceria com a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf) e do Ministério da Integração Nacional. “As entidades acreditaram no trabalho da CPLA, para reabertura dessa indústria que irá ajudar a quem mais precisa que é o agricultor familiar”, finalizou.

Além do aumento da produção leiteira no Estado, a nova fábrica causa expectativa por inserir o pequeno produtor no projeto. Com todo o apoio e incentivo da CPLA, a Usina beneficiará cerca de 20 mil produtores familiares e dará espaço a produção de qualidade encontrada nas pequenas propriedades.
CPLA - Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas
Av. Siqueira Campos, nº 1295, Prado - CEP 57010-001 - Maceió - Alagoas
Fone: (82) 3336-9300