Compartilhe



23/03/2011

CPLA e Sebrae dialogam para auxiliar laticínios no tratamento de resíduos

A diretoria da Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA) deu um passo muito importante para padronização dos 16 laticínios associados. Foi buscar orientação técnica para o tratamento de resíduos, que são jogados pelas unidades na natureza, e apesar de ter pouco impacto ambiental, pode trazer problemas futuros.  

Para evitar um problema e seguir as orientações do Instituto de Meio Ambiente de Alagoas (IMA), órgão ambiental regulador, a cooperativa está buscando o apoio do Serviço de Apoio às Pequenas e Médias Empresas de Alagoas (Sebrae). Em reunião esta semana com o consultor do Sebrae e gestor do Projeto de Fortalecimento da Cadeia Produtiva da Indústria de Leite e Derivados de Alagoas, Marcos Fontes, a diretoria já conseguiu avançar.

Com o apoio da consultora Carla Vasconcelos, especialista em projetos de meio ambiente, será feito um diagnósticos de todos os laticínios, onde serão levantadas as particularidades de cada um. O diretor presidente da CPLA, Aldemar Monteiro, explicou que os resíduos produzidos pelos laticínios associados à cooperativa, como soro, efluentes líquidos e industriais, como a água de lavagem de equipamentos e piso, serão analisados para depois do estudo elaborar um projeto de tratamento.

“Estamos buscando cumprir uma exigência do órgão fiscalizador, mas o principal, nos adiantando para evitar que as regiões onde os laticínios estão instalados tenham problemas ambientais futuros. Na verdade sabemos que essa medida demanda investimentos e é de nossa inteira responsabilidade, por isso pedimos o auxilio do Sebrae”, explicou Monteiro.

Os laticínios que produzem queijo devem tem uma atenção maior, por liberarem resíduos industriais mais danosos ao meio ambiente. Monteiro alertou que a elaboração do projeto de tratamento é só o primeiro passo, será necessário outros investimentos. “Estamos caminhando. O processo é complexo, o importante é que o primeiro passo já foi dado”, reforçou.

Os diretores secretário e financeiro, Fernando Medeiros e José Emilio também participaram da reunião.

CPLA - Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas
Av. Siqueira Campos, nº 1295, Prado - CEP 57010-001 - Maceió - Alagoas
Fone: (82) 3336-9300