Compartilhe



29/08/2014 13:13:20

INCENTIVO

CPLA instala tanque de armazenamento de leite em Associação de Maragogi

Desenvolver ações que fortaleçam o cooperativismo e o associativismo, estimulando a produção leiteira de qualidade é um dos compromissos da Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA). Sendo assim, a Cooperativa instalou nesta quinta-feira, 28, um tanque de armazenamento de leite no Assentamento Massangano, em Maragogi.

A instalação do tanque de dois mil litros beneficiará cerca de 180 famílias de assentados que se encontram na Relação de Beneficiários (RB) do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) em Alagoas. A ação atende ao Grupo de Famílias de Cooperação Agrícola que além do Assentamento Massangano, é formada por mais sete assentamentos. São eles: Junco, Itabaiana, Água Fria, Nova Jerusalém, Mangebura, Buenos Aires e Costa Dourada.

Todo o leite produzido pelos assentamentos será coletado pelo Laticínio Saúde, que fica no município de São Luiz do Quitunde. Segundo Glauco Yves, do departamento técnico da CPLA, que acompanhou a instalação do tanque, a previsão para que o equipamento esteja funcionando é de 15 dias.

Para o presidente do Assentamento Massangano, Manoel Camelo, o tanque de leite chegou num momento de grande importância, pois atualmente não há nenhum tanque de coleta e aramzenamento de leite na região, o que dificulta a produção de queijo e comercialização e o consequente lucro dos produtores familiares. 

“Muitos produtores de leite enviaram suas vacas para o sertão do estado por estarem tendo prejuízos com a ausência de um tanque de armazenamento aqui na região. Agora, com a chegada do tanque e a parceria do Laticínio saúde, que fará a coleta do leite, esperamos que nossa produção aumente e que as famílias tenham crescimento em sua produção”, comemorou Manoel Camelo.

A estimativa do Grupo é que com a chegada do tanque a produção de leite aumente em 100 por cento na região. Atualmente são produzidos cerca de 400 litros de leite por dia e essa produção passará a ser de 800 litros/dia. 

Programa do Leite

Com a novidade, os agricultores familiares produtores de leite beneficiados com a instalação do tanque irão participar do Programa Social do Leite. Através de todo o apoio dado pela CPLA poderão aumentar sua renda a partir da venda do leite produzido.

Com a inserção no Programa Social do Leite, a Associação Grupo de Famílias de Cooperação Agrícola receberá diretamente o valor referente à compra do produto pela CPLA. A associação já possui conta corrente, o que facilitará o repasse de forma rápida.

O valor que antes era repassado pela CPLA para os Laticínios e dos Laticínios para as Associações, passou a ter uma nova forma de repasse, menos burocrática. Durante a reunião de planejamento estratégico, realizada no último dia 18 de agosto, na sede da Cooperativa, ficou definido que o repasse do dinheiro do leite pela CPLA passou a ser diretamente para as associações. Com a medida, os produtores recebem o dinheiro de forma mais rápida e menos burocrática.

CPLA - Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas
Av. Siqueira Campos, nº 1295, Prado - CEP 57010-001 - Maceió - Alagoas
Fone: (82) 3336-9300