Compartilhe



18/07/2014 16:43:39

MELHORAMENTO GENÉTICO

CPLA realiza reunião sobre o programa de melhoramento genético em São Sebastião

A Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA) vem realizando reuniões com associações de produção leiteira em diversas cidades do Estado, para cadastro e escolha de produtores que irão participar da aquisição de embriões do programa de melhoramento genético e fortalecimento da cadeia produtiva de Alagoas. Nesta sexta-feira, 18, a Associação Curralinho, no município em São  Sebastião foi visitada.

No encontro, realizado na sede da associação, ficou definido que no dia 31 de julho será realizada a visita para cadastro e escolha dos animais para a transferência de embriões. Segundo Gustavo Ramos, coordenador técnico da CPLA, a seleção dos produtores é de grande importância para garantir se os bovinos estão preparados para receber os embriões. “É necessário que o produtor esteja disposto a fazer todos os exames necessários para a comprovação da saúde do animal, e se os bovinos estão preparados”, acrescentou Gustavo.

Com a aquisição de 300 embriões, a CPLA tem realizado, desde o mês passado, visitas as cidades para escolha dos produtores que estarão aptos a investir no melhoramento genético de seus bovinos.

Na reunião também foi discutido a implantação do programa Balde Cheio e a realização do primeiro torneio leiteiro de São Sebastião.

Melhoramento genético

A iniciativa tem o intuito de promover o avanço genético dos bovinos do Estado acontece através da parceria entre o Serviço Brasileiro de Apoio as Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/AL) e a Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri), o projeto promoverá a fertilização in vitro de embriões a produtores do estado e será executado através da empresa Nordeste In Vitro, do grupo In Vitro Brasil.

CPLA - Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas
Av. Siqueira Campos, nº 1295, Prado - CEP 57010-001 - Maceió - Alagoas
Fone: (82) 3336-9300