Compartilhe



16/02/2011

CPLA vai instalar tanque em assentamento de Quebrangulo

Mais uma ação de desenvolvimento da agricultura familiar e de cadeia do leite em Alagoas foi anunciada pela direção da Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA). Em parceria com o laticínio Degust, a cooperativa vai implantar um tanque de resfriamento e armazenamento de leite no assentamento Manivas Romoaldo, no município de Quebrangulo. A comunidade, formada por pouco mais de 100 famílias, conseguiu através de convênio com o Governo Federal algumas vacas de leite e vai produzir com venda garantida.

Vivendo do plantio da macaxeira, inhame, milho, batata doce e feijão, há mais de 20 anos, o representante da comunidade, agricultor Agnaldo Pereira, falou das dificuldades de sobreviver da terra, em um município que boa parte do ano é seco. “A seca dificulta ainda mais nossa vida. Temos que adubar a terra e não temos condições de arcar com os custos, com isso lucramos muito pouco”, lamentou.

Segundo Agnaldo Pereira, há alguns anos agricultores do assentamento chegaram a produzir leite, mas o retorno era pouco, o que desanimou a comunidade. Na época o litro do leite era comercializado por R$ 0,40 a 0,50 centavos e armazenado em um balde, sem refrigeração alguma, o que tornou a cultura inviável. “Precisamos é de incentivo, somos uma comunidade humilde e precisamos de apoio. Com a parceria do laticínio Degust e a assistência da CPLA a nova tentativa vai dá certo”, declarou otimista o agricultor.

O diretor secretário da CPLA, Fernando Medeiros, responsável pelo laticínio Degust já garantiu aos assentados que irá beneficiar o leite produzido pela comunidade Manivas Romoaldo. O Degust é o laticínio, associado à cooperativa, mais próximo da comunidade, o que facilitará a captação do leite. Medeiros declarou que essa ação faz parte da missão da CPLA, que é promover o desenvolvimento da agricultura familiar.

“Trabalhamos com agricultores da comunidade Lage, também em Quebrangulo, e lá o crescimento e a satisfação de está inserido nesse trabalho da CPLA é grande. Todo material captado hoje e o que será captado com esse assentamento será destinado ao Programa do Leite, que distribui 63 mil litros de leite em todo estado”, anunciou Fernando Medeiros.

Além do apoio técnico outro atrativo animou os pequenos agricultores, o preço do leite. Diferente do que viveram há alguns anos o leite em Alagoas tem um dos maiores preços do país, hoje o Programa do Leite paga R$ 0,76 pelo litro. Com a instalação do tanque de resfriamento a comunidade deve produzir de 2 a 2,5 mil litros de leite dia.

O diretor presidente da CPLA, Aldemar Monteiro, também foi à região e garantiu que incluirá agricultores do assentamento no Programa Balde Cheio, projeto de assistência técnica que visa estruturar as propriedades e levantar a auto estima do produtor. “Não canso de dizer, que a CPLA está à disposição dos agricultores familiares e nosso trabalho é voltado para o fortalecimento da cadeia do leite, na qual eles são a maioria”, finalizou.
CPLA - Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas
Av. Siqueira Campos, nº 1295, Prado - CEP 57010-001 - Maceió - Alagoas
Fone: (82) 3336-9300