Compartilhe



16/06/2014 13:20:32

PALESTRAS

Com o objetivo de capacitar os produtores sobre a preparação adequada do rebanho para a participação de torneios leiteiros, a Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA) promoveu, no sábado, 14, às 9h30, uma palestra com produtores do município de Piaçabuçu. A atividade ocorreu na Associação dos Produtores de Leite de Piaçabuçu (APLP).

Comandada pelo consultor pecuário da Cooperativa, Otto Portela, a apresentação foi voltada a dois temas: “Preparação de vacas e novilhas para o torneio leiteiro”, e “Riscos da brucelose e tuberculose”.

Os produtores do município puderam discutir com o veterinário da CPLA assuntos como síntese do leite, lactogênese, mamogênese, processos que fazem parte da produção leiteira, além de nutrição. De acordo com Portela, a palestra é realizada com o intuito de que os agricultores familiares tenham noção de como preparar os bovinos para participar de competições como torneio leiteiro.

“É importante orientar os produtores que manusear medicamentos de forma desordenada e fornecer a alimentação sem o controle adequado são atitudes que colocam em risco a saúde do animal”, afirmou o veterinário.

Na oportunidade, Otto falou aos 30 participantes sobre a importância de prevenir doenças bovinas, como a brucelose e a tuberculose. “Também foi tratado sobre Programa Nacional de Erradicação da Tuberculose e Brucelose Bovina, abordando os riscos de transmissão, as formas de contaminação e o controle das duas enfermidades” afirmou.

MELHORAMENTO GENÉTICO

Ainda durante palestra, os participantes foram instruídos sobre como ter acesso ao plano de avanço genético bovino articulado pela CPLA, por meio da aquisição de 600 embriões, a partir do projeto “Fortalecimento da Cadeia Produtiva do Leite em Alagoas”, parceria entre o Sebrae e a Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri).

Os interessados devem realizar a renovação do cadastro na Cooperativa, para que profissionais da In Vitro Brasil, junto a técnicos da CPLA, façam as visitas de campo com objetivo de constatar a saúde do rebanho para receber os embriões.

A atividade promovida pela Cooperativa em Piaçabuçu ocorreu em parceria com a prefeitura do município, além da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Semagri), Centro de Ciências Agrárias (Ceca) da Ufal, Cooperativa Pindorama e Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal).
CPLA - Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas
Av. Siqueira Campos, nº 1295, Prado - CEP 57010-001 - Maceió - Alagoas
Fone: (82) 3336-9300