Compartilhe



12/06/2014 13:39:27

CAPACITAÇÃO

A Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA) realiza, este sábado, 14, às 9h30, uma palestra com produtores do município de Piaçabuçu. A atividade ocorre na Associação dos Produtores de Leite de Piaçabuçu (APLP), e tem o objetivo de orientar os produtores sobre como preparar o rebanho para participar de torneio leiteiro.

Ministrada pelo consultor pecuário da Cooperativa, Otto Portela, a palestra abordará dois temas. “Preparação de vacas e novilhas para o torneio leiteiro”, e “Riscos da brucelose e tuberculose”. Ambas pretendem informar ao produtor a respeito dos cuidados necessários para preservar a saúde dos animais.

De acordo com Portela, serão discutidos com os produtores assuntos como a morfologia animal, síntese do leite, além da atenção imprescindível com os bovinos em competições. “É preciso entender a morfologia do animal, compreender como ele funciona, para que sua saúde não seja colocada em risco, em torneios, por exemplo, é preciso saber como conduzir para não sacrificar a sanidade dos bovinos”, afirmou.

Na oportunidade, o veterinário também apresentará aos produtores de Piaçabuçu a importância de prevenir doenças bovinas, como a brucelose e a tuberculose. “Irei falar sobreoPrograma Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e da Tuberculose, explicar o que são as doenças, seus riscos, além da vacinação”, disse Otto.

A atividade em Piaçabuçu ocorre em parceria com a prefeitura do município, além da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Semagri), Centro de Ciências Agrárias (Ceca) da Ufal, Cooperativa Pindorama e Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal).
CPLA - Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas
Av. Siqueira Campos, nº 1295, Prado - CEP 57010-001 - Maceió - Alagoas
Fone: (82) 3336-9300