Compartilhe



16/05/2014 10:36:00

TORNEIO LEITEIRO

Os produtores de leite do município de Igreja Nova puderam contar, durante essa semana, com um importante incentivo para o desempenho de sua atividade. Com o intuito de promover a interação entre os trabalhadores e estimular a produção leiteira da região, a Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA), realizou o I torneio leiteiro no município.

O evento, que teve início na terça-feira, 13, ocorreu na quarta-feira, 14, quinta-feira, 15, e foi finalizado na manhã desta sexta-feira, 16. Em clima de festa, a competição propiciou aos participantes o compartilhamento de informações sobre a atividade leiteira, promovendo diálogo entre criadores e iniciantes na produção.

Como organizadora do torneio, a CPLA disponibilizou um veterinário para acompanhar a atividade e fornecer auxílio e assistência aos produtores de leite, que disputaram o torneio em única categoria. Os participantes competiram pelo título de proprietário da melhor vaca adulta. Durante o evento, a concorrência foi realizada por meio de ordenha, ocorrida nos períodos da manhã e tarde.

Após a última ordenha, nesta sexta-feira, às 8h, foram definidos os cinco campeões do torneio. O primeiro lugar foi destinado ao criador Edvaldo Barbosa. Em segundo, José Ailton. Os produtores Ronaldo, José Ivanildo e Genilson, ficaram em terceiro lugar, quarto e quinto, respectivamente. A premiação, obtida através de parceria da Secretaria Municipal de Agricultura de Igreja Nova com a CPLA, a Cooperativa Pindorama, e outros doadores, ofertou aos vencedores novilhas e forrageiras.

De acordo com o presidente da CPLA, Aldemar Monteiro, a promoção de torneios leiteiros nos municípios de Alagoas faz parte do planejamento da Cooperativa. “Conversamos com representantes de diversas associações do estado. Nosso objetivo é promover torneios leiteiros em vários municipíos, pois é uma importante forma de motivar o produtor e despertar o interesse daqueles que ainda não estão inseridos na atividade”, comentou.

Ainda segundo Monteiro, a realização do evento em Igreja Nova foi uma importante iniciativa. “O município já está inserido em atividades agrícolas, a cultura do arroz é um exemplo. Produzir leite representa a diversificação da atividade, mais do que isso, representa a maturidade do produtor em ter interesse no investimento”, elogiou.
O secretário municipal de Agricultura, Tiago Gomes, também elogiou a realização do torneio leiteiro em Igreja Nova. “Foi uma ótima atividade, nosso intuito era incentivar a participação dos produtores, e eles estão muito animados, já pensam em um segundo torneio aqui no município”, comemorou. 
CPLA - Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas
Av. Siqueira Campos, nº 1295, Prado - CEP 57010-001 - Maceió - Alagoas
Fone: (82) 3336-9300