Compartilhe



05/01/2011

Prefeituras devem abrir chamada pública este mês para incluir leite na merenda escolar

A Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA) está percorrendo desde a semana passada prefeituras dos municípios alagoanos alertando sobre o fim do prazo para publicação da chamada pública no cumprimento da Lei 11.947, que determina que 30% dos recursos destinados a merenda escolar devem ser empregados na agricultura familiar.   Os municípios têm até o final deste mês para fazer a chamada já que as diretorias das escolas devem comprar os alimentos antes do inicio do ano letivo.


Preocupados com a possibilidade dos municípios terem que devolver esse recurso para o Ministério da Educação, o presidente da CPLA, Aldemar Monteiro, continuará na próxima semana as visitas as cidades pólos, que tem uma grande produção de leite e estão em uma região estratégica, como Palmeiras dos Índios, Batalha e Delmiro Gouveia. Monteiro vai acompanhado do José Ricardo Barreto, consultor do Projeto Nutre Nordeste.


“Vamos até os municípios orientar as Secretarias de Educação e Agricultura de como abrir a chamada pública. É através dela que as prefeituras legalmente podem fazer contrato com associações e cooperativas ligadas à agricultura familiar e assim levar produtos frescos, produzidos na terra para as crianças”, explicou Aldemar Monteiro.


A proposta da CPLA é elaborar uma linha especial para merenda escolar onde será ofertado leite, iogurte e queijo produzido com o leite dos mais de dois mil agricultores familiares envolvidos diretamente e indiretamente através de associações, convênios e grupos informais com a cooperativa.


Aldemar Monteiro assegurou que com a inclusão do leite na merenda escolar mais dois mil agricultores serão beneficiados. “A capacidade de produção da CPLA hoje está ociosa. Com a concretização dos convênios estaremos abertos para firmar parcerias com associações e organizar comunidades. O objetivo da cooperativa é fomentar a cadeia do leite e a merenda escolar é uma opção”, reforçou.

CPLA - Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas
Av. Siqueira Campos, nº 1295, Prado - CEP 57010-001 - Maceió - Alagoas
Fone: (82) 3336-9300