Compartilhe



14/12/2010

CPLA assina implantação das Boas Práticas de Fabricação

A comemoração de fim de ano da Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA), realizada na noite de ontem, marcou o inicio de um compromisso entre os laticínios da unidade, o Serviço de Apoio ás Micro e Pequenas Empresas de Alagoas (Sebrae/AL) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai/AL). A diretoria da CPLA assinou um termo que exigirá dos dezesseis laticínios a implantação das Boas Práticas de Fabricação (BPF).

O compromisso contempla ainda a aplicação dos Procedimentos Padrão de Higiene Operacional (PPHO) e do Sistema de Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC). De acordo com diretor-presidente da CPLA, Aldemar Monteiro, com esse documento o Sebrae/AL e o Senai/AL, que trabalham diretamente no desenvolvimento da Cadeia Produtiva do Leite e Derivados do Estado de Alagoas, vão fornecer os meios para aplicação das medidas de segurança.

“A exigência dessas boas práticas é de extrema necessidade para o crescimento da Cadeia do Leite em Alagoas. A mudança no Laticínio Batalha foi extraordinária. O mercado está cada vez mais competitivo e o consumidor exigente. Eles querem qualidade e nós o retorno do investimento. Para mim isso só é possível com o comprometimento de todos”, destacou Monteiro.

O gerente da Unidade de Territórios Específicos do Sebrae/AL, Ronaldo Moraes, elogiou a iniciativa da CPLA e destacou a necessidade do fortalecimento da cadeia alagoana. “As empresas querem o retorno financeiro e o consumidor produtos de qualidade. Já está comprovado que com adoção do Programa de Alimentos Seguro (PAS) o retorno é garantido”, reforçou.

Homenagens

Após a assinatura do compromisso a direção da Cooperativa resolveu homenagear duas personalidades de grande importância e que têm dedicado esforços para o crescimento do setor. Presente, o secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri), Jorge Dantas, agradeceu a homenagem e lembrou a importância do Programa do Leite que contempla mais de 60 mil pessoas carentes em todo estado.

“A CPLA junto aos laticínios associados, ao governo do estado e ao governo federal está transformando a vida de milhares de famílias no campo e na cidade. Porque o Programa do Leite contempla principalmente o agricultor familiar, levando renda para o campo e evitando a marginalização dos centros urbanos. Estamos num esforço concentrado para aumentar esse beneficio e vamos conseguir”, anunciou Dantas.

O governador Teotonio Vilela Filho também foi homenageado pela cooperativa, mas não pôde comparecer. O presidente da Assembleia Legislativa de Alagoas, Fernando Toledo, recebeu a placa e foi incumbido de entregar ao homenageado. Toledo declarou apoio integral à cadeia leiteira do estado. “Tenho certeza que é comum a todos os deputados o crescimento de Alagoas. Podem contar comigo”, frisou.

 

CPLA - Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas
Av. Siqueira Campos, nº 1295, Prado - CEP 57010-001 - Maceió - Alagoas
Fone: (82) 3336-9300