Compartilhe



31/10/2013

VITÓRIA

CPLA comemora aumento do preço do leite por governo estadual

Os associados da Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA) respiram um pouco mais aliviados, devido ao anúncio oficial do aumento de R$0,15 dado pelo Governo do Estado no preço do litro do leite. O governador Teotonio Vilela Filho anunciou o aumento na tarde da última quarta-feira, dia 30, na cerimônia que marcava várias ações governamentais durante a 63ª Exposição Agropecuária e de Produtos Derivados de Alagoas (Expoagro), que acontece no Parque da Pecuária.

Por conta das intermediações feitas pela cooperativa para organizar os agricultores familiares para fornecerem ao Programa do Leite, serão quase três mil deles beneficiados com o aumento. Em Alagoas, a iniciativa já é responsável por repassar diariamente 80 mil litros para famílias em situação de insegurança alimentar.

Para o presidente da CPLA, Aldemar Monteiro, o anúncio chegou em boa hora. “Fazer com que esse Programa continue mostra que a prioridade desse governo. O secretário de agricultura Marinho foi muito importante nesse processo, ao imediatamente reconhecer quer era impossível manter o produtor, intermediando a autorização do governo de forma rápida. O preço de 1,02 inviabilizava o produtor então foi garantido R$1,17 no litro”, comemora.

Também segundo Monteiro, o reajuste ainda não chega a um preço ideal, mas não se pode esquecer do investimento da Seagri e da Codevasf em prol dos produtores, como doação de tanques, botijão de sêmen , metodologia Balde Cheio em parceria com o Sebrae/AL e entrega de ração para os rebanhos.

Os associados da CPLA ainda receberam duas motos doadas pelo governo estadual, que servirão para facilitar a equipe da cooperativa em chegar até o produtor para organizá-lo e viabilizar outras melhorias ao Programa do Leite.

CPLA - Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas
Av. Siqueira Campos, nº 1295, Prado - CEP 57010-001 - Maceió - Alagoas
Fone: (82) 3336-9300