Compartilhe



09/06/2013

CPLA parabeniza Alagoas por ser reconhecida como zona livre da aftosa

Na manhã desta sexta-feira, 06, a Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA), esteve presente no evento em que o Ministro da Agricultura, Antônio Andrade, oficializou o reconhecimento do Estado como zona livre da aftosa com vacinação, luta que se estendeu por mais de 14 anos. O anúncio valoriza o empenho de todos os produtores rurais envolvidos no combate a doença e que, graças ao apoio do Governo Federal e Estadual, elevarão sua produção, pois poderão transitar seus animais livremente.
O presidente da CPLA, Aldemar Monteiro, ressaltou que o evento foi uma grande comemoração para aqueles que lutaram tanto para conseguir esse feito. “Entre todos os presentes, percebemos que a maioria vinha da agricultura familiar, servindo para mostrar que a CPLA e o governo estadual tem feito um trabalho muito intenso em prol do agricultor, e hoje, muitos vieram prestigiar a conquista, que teve uma participação crucial do grupo”, ressaltou Aldemar. 
Para que o resultado fosse alcançado, muitas parcerias foram necessárias, como entre o governo federal, estadual, Federação de Agricultura do Estado de Alagoas (Faeal), Federação da Indústria do Estado de Alagoas (Fiea), Sebrae, e a CPLA, que também participou ativamente desse processo. “Nossos sócios e cooperados aderiram à campanha. A determinação de Alagoas como zona livre melhorará a renda do produtor de leite, que terá mais liberdade para comercializar seu produto, participar de feiras e também para cruzar fronteiras com seus animais, pois terão acesso ao Guia de Trânsito Animal (GTA), podendo transportar seus rebanhos livremente” afirmou o presidente.
Aldemar frisou ainda a importância do Comitê Estadual de Combate a Aftosa, que formou um verdadeiro elo entre entidades e o governo. “O comitê foi indispensável para que alcançássemos essa conquista, pois foi o responsável pelo direcionamento de todas as ações do setor. O controle que vem sendo feito aqui no Estado é muito rigoroso, e, se hoje somos reconhecidos como zona livre, é realmente um motivo de celebração”, concluiu.
CPLA - Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas
Av. Siqueira Campos, nº 1295, Prado - CEP 57010-001 - Maceió - Alagoas
Fone: (82) 3336-9300