Compartilhe



09/03/2013

PROJETO CAMILA

CPLA aposta em modernização, resultados e apoio ao produtor

Em visita à cooperativa Selita, entidade busca inovação e competitividade ao projeto de reabertura da fábrica da Camila

 

Por meio da visita técnica à Cooperativa de Laticínios Selita, na cidade de Cachoeiro do Itapemirim, Espírito Santo, durante os dias 27, 28 e 29 de agosto, a Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA) pretende agregar melhorias ao projeto de retomada à fábrica de laticínios Camila. O intercâmbio entre as duas cooperativas vai garantir fortalecimento do cooperativismo.

Reunindo uma comitiva formada pelo presidente, Aldemar Monteiro, o diretor-secretário, Fernando Medeiros, e do cooperado Adário Monteiro, a proposta da CPLA foi visitar a planta industrial de leite em pó, com capacidade de secagem de 200 mil litros por dia, uma das mais modernas do Brasil. O leite em pó promete ser a grande aposta com a retomada da fábrica da Camila, cooperativa de laticínios do município de Batalha, fechada desde 2009 e adquirida pela CPLA este ano.

Mas a missão ampliou os horizontes da CPLA sobre o catálogo de produtos a serem fabricados na Camila. “A Selita possui um leque de produção diversificado, o que pode viabilizar uma grande cooperativa como essa em Alagoas com o conhecimento adquirido nessa visita”, avalia Fernando Medeiros. A possibilidade a médio e longo prazo da produção do leite UHT (longa vida) também está nos planos da cooperativa.

As ações no âmbito da responsabilidade social também impressionaram a diretoria da CPLA. “O projeto deles agrega a participação da família do agricultor. O núcleo de mulheres que trabalha em prol da produção garante sustentabilidade, impulsiona a renda da família dos associados e evita o êxodo rural”, destaca Aldemar Monteiro.

Outro ponto que a CPLA vai levar como bagagem são as transferências tecnológicas e melhorias no manejo dos rebanhos de seus cooperados. A implantação de unidades demonstrativas na cooperativa capixaba, utilizando o sistema de pasto rotativo garante ao produtor melhoramento genético do gado leiteiro. O método consiste em dividir a área de pastagem em piquetes e a cada dia o gado pasta em um piquete, gerando um ciclo.

 

Fidelização dos cooperados e aprimoramento da produção

O resultado do modelo de gestão agregado à Selita a fez se tornar uma das melhores e mais tradicionais do Brasil. Há 75 anos em atividade, ela processa até 500 mil litros de leite por dia e conta com dois mil cooperados. Na sua indústria, a marca disponibiliza uma variedade de 100 produtos como leite em pó, leite UHT, iogurte, queijos e doce de leite.

Garantindo fidelização e permanência dos seus cooperados, ela desenvolve alguns planos, como acréscimo de até R$ 0,03 no preço do litro de leite comprado, a título de bônus de fidelidade. Outra iniciativa que os produtores capixabas já tomaram gosto foi o Projeto 120 Mais Leite da Selita, em parceria com o SEBRAE e Incaper, o qual garante assistência técnica e melhorias na nutrição animal para impulsionar a atividade. 

CPLA - Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas
Av. Siqueira Campos, nº 1295, Prado - CEP 57010-001 - Maceió - Alagoas
Fone: (82) 3336-9300