Compartilhe



29/08/2013

VISITA TÉCNICA

CPLA realiza visita técnica em cooperativa de laticínios no ES

Entidade busca conhecer estrutura para empregar na fábrica da Camila

 

Uma equipe composta por diretores e gestores da Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA) está desde o dia 27 de agosto em visita à Cooperativa de Laticínios Selita, localizada no município de Cachoeiro do Itapemirim, Espírito Santo. A viagem visa conhecer o modelo de gestão do laticínio capixada a ser aplicado na reabertura da fábrica da cooperativa Camila.

Adquirida no início deste ano pela CPLA, a fábrica da Camila pretende impulsionar o desenvolvimento da bacia leiteira alagoana, gerando empregos e beneficiando mais de três mil produtores de leite. O fechamento em 2009 de seu parque industrial, localizado no município de Batalha, significou uma lacuna na pecuária leiteira do estado.

Enxergando o potencial da atividade do leite, a CPLA se empenha no processo de reestruturação da Camila, e aos poucos tenta recuperar o tempo perdido nesses quatro anos.

A respeito dos produtos a serem disponibilizados no mercado, a CPLA irá garantir para o consumidor derivados como manteiga, iogurte, requeijão e doce de leite. Mas o carro-chefe, segundo a diretoria, será o leite em pó da marca. Para isso, a cooperativa já adquiriu uma máquina secadora de leite para realizar o processo.

“A Selita possui uma planta de leite em pó bastante moderna e buscamos aplicá-la ao nosso projeto. Ficamos impressionados com estrutura da fábrica, o quanto ela agrega cooperativismo entre os envolvidos e nas suas respectivas famílias. Estamos sendo bem recebidos na visita e toda a equipe da cooperativa está empenhada em nos transmitir conhecimento”, avalia Aldemar Monteiro, presidente da CPLA.

A Cooperativa Selita é considerada modelo na região Sudeste. Com mais de dois mil cooperados e aproximadamente 500 funcionários na sua fábrica, ela recebe uma média de 400 mil litros de leite por dia, vindos não só da bacia leiteira do Espírito Santo, como de alguns municípios dos estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais. 

CPLA - Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas
Av. Siqueira Campos, nº 1295, Prado - CEP 57010-001 - Maceió - Alagoas
Fone: (82) 3336-9300