Compartilhe



22/08/2013

BALDE CHEIO

CPLA visita associados participantes da metodologia Balde Cheio

Entre os dias 19 e 21 de agosto, a Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA) visitou comunidades de seus associados nos municípios de Igreja Nova, Mar Vermelho e do assentamento Cajá dos Negros, em Batalha, que aderiram à metodologia Balde Cheio. O objetivo é que o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), regional Alagoas, elabore um relatório para renovar a metodologia por mais um ano.

Contando com a presença do diretor executivo da Fazenda Eficiente, Sidnei Beserra, empresa responsável por gerir a metodologia Balde Cheio, a CPLA busca estabelecer todas as etapas da iniciativa com os produtores de leite e para isso é preciso renovar o convênio entre Mapa e a cooperativa, pois é o órgão federal que subsidia parte do trabalho.

Visitando as unidades demonstrativas nas três comunidades, o chefe da Divisão de Política e Desenvolvimento do Mapa, Mário Broad, pôde vivenciar as aplicações da metodologia, que após um ano implantada nesses locais está por encerrar o primeiro módulo, equivalente à produção de volumoso, fiscalizando a plantações, como a de palma adensada, para produzir forragem aos rebanhos.

Contudo, para a CPLA é preciso que o trabalho da Balde Cheio com os produtores seja contínuo. “O ideal é atingir todas as etapas, que duram quatro anos. Se é um projeto que busca inovação no campo, as novidades sempre surgirão e o papel da assistência técnica é realizado”, avalia o coordenador técnico da cooperativa, Gustavo Ramos.

A metodologia Balde Cheio consiste na aplicação de boas práticas de manejo, alimentação, genética e sustentabilidade, buscando impulsionar a produção de leite. Dividida em quatro fases, a ação vai garantir melhor rentabilidade ao produtor no final da sua aplicação. “Por enquanto os custos com a metodologia é subsidiado. Caso ela seja aplicada efetivamente durante todo o período, o produtor vai conseguir pagar por essas atividades posteriormente, por conta das melhorias”, conclui Gustavo.

CPLA - Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas
Av. Siqueira Campos, nº 1295, Prado - CEP 57010-001 - Maceió - Alagoas
Fone: (82) 3336-9300